Busca do site
menu

Exposição africana ganha nova temporada em Petrópolis

ícone facebook
Publicado em:28/01/2013

Exposição africana ganha nova temporada em PetrópolisA exposição O corpo na arte africana inaugura nova temporada no Palácio Itaboraí, em Petrópolis, a partir desta terça-feira (29/1). A atividade é resultado da cooperação entre a Fiocruz e os países do continente africano. Além de estabelecer laços nas áreas de educação, pesquisa e saúde, essa cooperação fez com que alguns pesquisadores brasileiros participantes das missões da Fundação se apaixonassem pela arte africana, formando importantes coleções. O pesquisador da ENSP Paulo Sabroza, do Departamento de Endemias Samuel Pessoa (Densp), está entre eles e colaborou com a seleção das obras.

A mostra comemora o sucesso da cooperação Fiocruz-África e marca a aprovação, em 2012, pelo Congresso Nacional brasileiro, da abertura do primeiro escritório internacional da Fiocruz, localizado em Maputo, capital de Moçambique. O desafio teve início em 2008, quando a pesquisadora da ENSP Célia Almeida aceitou a missão de apoiar a implantação desse escritório. Ela ficou lá até 2011 e passou o cargo para o também pesquisador da Escola José Luiz Telles.

Exposta em duas salas no térreo do prédio histórico, a exposição reúne grande variedade de obras de arte do acervo pessoal dos pesquisadores Wilson Savino, Wim Degrave, Rodrigo Corrêa de Oliveira e Paulo Sabroza. É dividida em cinco módulos: “Corpo individual & corpos múltiplos”; “Sexualidade & maternidade”; “A modificação e a decoração do corpo”; “O corpo na decoração dos objetos”; e “Máscaras como manifestação cultural”. Confira mais informações sobre a exposição.

Sobre o Palácio Itaboraí

Erguido em 1892 pelo projetista e construtor italiano Antonio Jannuzzi, o Palácio Itaboraí abrigou o Colégio Americano e a primeira Faculdade de Direito de Petrópolis. Na década de 1930, começou a ser utilizado como residência de verão dos governadores do Rio – como fora por Jannuzzi – e, posteriormente, por órgãos do governo estadual. Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 1982, e pela prefeitura de Petrópolis, em 1998, a Fundação Oswaldo Cruz recebeu o Palácio Itaboraí em cessão de uso. O prédio foi reinaugurado em outubro de 2011, depois de passar por obras de restauração sob a coordenação do Departamento de Patrimônio Histórico da Casa de Oswaldo Cruz (DPH/COC).

Atualmente, o Palácio abriga o Fórum Itaboraí: política, ciência e cultura na saúde, um programa da Presidência da Fiocruz para a reflexão sobre temas vinculados às desigualdades sociais e saúde. Além disso, também oferece atividades de inserção tecnológica, artística e cultural para a comunidade.

O corpo na arte africana
Exposição gratuita
Inauguração: 29 de janeiro
Visitação: de terça a sábado, das 9 às 16 horas
Local: Palácio Itaboraí
Endereço: Rua Visconde de Itaboraí 188 – Valparaíso – Petrópolis
Telefone para informações: (24) 2246-1430 - das 8 às 17 horas

(Foto: Peter IIicciev - CCS/Fiocruz)


Fonte: Museu da Vida
Seções Relacionadas:
Notícias da Fiocruz

Nenhum comentário para: Exposição africana ganha nova temporada em Petrópolis