Busca do site
menu

Cooperação tripartite promove novos módulos de curso de Epidemiologia

ícone facebook
Publicado em:25/01/2013
Cooperação tripartite promove novos módulos de curso de EpidemiologiaPromovida pela Fiocruz e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em parceria com a Direção de Epidemiologia e Laboratórios de Pesquisa (DELR) do Ministério da Saúde e da População do Haiti (MSPP), a capacitação de 30 profissionais de saúde haitianos inicia o terceiro e o quarto módulo do curso de especialização em Epidemiologia. Dirigido aos técnicos dos dez departamentos sanitários haitianos, os módulos ocorrem de 7 a 25 de janeiro, em Côte des Arcadins, Montrouis. Os módulos atualmente em andamento têm como temas a epidemiologia descritiva e indicadores epidemiológicos e contaram com a presença do coordenador haitiano da cooperação tripartite, Jean-Hugues Henrys. A epidemiologista da ENSP Joyce Mendes está à frente do curso.

O próximo módulo previsto deve abordar os assuntos sobre demografia e mortalidade materna. As aulas são ministradas sempre de forma participativa e integrada nos conceitos de educação permanente e estão a cargo dos profissionais da Fiocruz, da UFRGS e da DELR.

Um dos principais objetivos do trabalho é capacitar profissionais de saúde que atuarão nos Espaços de Educação e Informação em Saúde (EEIS), que serão construídos nos dez departamentos do país caribenho. O projeto dos EEIS, que servirão para a vigilância epidemiológica, com uma base consistente de informações em saúde e reforçarão a descentralização do sistema de saúde haitiano, também está sendo desenvolvido pela ENSP e a UFRGS no âmbito da cooperação.

A iniciativa visa consolidar a capacidade de análise epidemiológica local de maneira estruturante. Ao fim do curso, que deverá totalizar 18 meses e concluir em dezembro, os alunos terão montado um diagnóstico da situação epidemiológica de cada uma das regiões do país.


Nenhum comentário para: Cooperação tripartite promove novos módulos de curso de Epidemiologia