Busca do site
menu

Centro de Saúde Escola marca dia da luta contra hanseníase

ícone facebook
Publicado em:23/01/2013

O próximo domingo, 27 de janeiro, é o Dia Mundial de Luta contra a Hanseníase. Há dez anos, o Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria da ENSP (CSEGSF), em parceria com o Ambulatório Souza Araújo, do Instituto Oswaldo Cruz (ASA/IOC/Fiocruz), realiza campanhas voltadas para a sensibilização e atualização dos profissionais de saúde na assistência aos moradores de Manguinhos. Este ano, o encontro acontecerá no dia 24 de janeiro, quando ocorrerão palestras e a exibição de diversos vídeos sobre a doença. O início das atividades está marcado para 13h30, na sala M do CSEGSF/ENSP. Ele é voltado para profissionais da equipe de Saúde da Família e outros profissionais de saúde, mas está aberto para a participação de todos os interessados no tema, não havendo necessidade de inscrição prévia.

Intitulado Workshop teórico-prático: diagnóstico precoce da Hanseníase, o encontro terá inicio, às 13h30, com a exibição do filme A vida não para: reconhecendo e curando a hanseníase. Em seguida, às 14h, acontecerá a palestra Hanseníase, um novo olhar, proferida pelo dermatologista do ASA/IOC, José Augusto Costa Nery.  A próxima palestra O Exame Neurológico na Hanseníase será apresentada pela fisioterapeuta do ASA/IOC, Lilian Pinheiro, às 14h30. A coordenação do evento está a cargo do dermatologista do Centro de Saúde Escola, Ziadir Coutinho.

Segundo Ziadir, no período da manhã do dia 24/1, na sala de espera do CSEGSF, serão disponibilizados outros filmes sobre o tema.

O filme A vida não para: reconhecendo e curando a hanseníase divulga informações que auxiliam a suspeitar precocemente desta doença por meio de depoimentos de pessoas acometidas pela enfermidade nos últimos anos. Os relatos são complementados com narração e imagens que expõem a visão clínico-médica. O vídeo estimula a procura imediata pelos serviços públicos de saúde e a cura da doença sem sequelas. A produção é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro e o Departamento de Comunicação e Saúde, do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz).

Já o filme Os melhores anos de nossas vidas aborda a história de preconceito, abandono e superação contadas pelos moradores de Santo Ângelo - cidade erguida para o tratamento de hansenianos. O testemunho humano revela as marcas do tempo em que a internação era compulsória. Condenados ao isolamento, encontraram no amor e na revolução, na música e no cinema as principais armas para enfrentar seus dramas pessoais.


Seções Relacionadas:
Assistência

Nenhum comentário para: Centro de Saúde Escola marca dia da luta contra hanseníase