Busca do site
menu

Oficina debaterá saúde dos escolares de Manguinhos

ícone facebook
Publicado em:21/01/2013

Oficina debaterá saúde dos escolares de ManguinhosPromover um espaço de integração, conhecimento e troca de experiências. Esse é o principal objetivo da I Oficina de Planejamento Integrado do Programa Saúde na Escola no Território de Manguinhos. A atividade, a ser realizada na ENSP, visa à construção e proposição de projetos e pactos integradores que contribuam para uma atuação mais articulada entre as áreas da educação, saúde e assistência social, enfocando o desenvolvimento saudável das crianças e adolescentes do território de Manguinhos. A oficina é uma promoção do Teias-Escola Manguinhos, uma iniciativa de cogestão da saúde entre a ENSP e a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro. O evento ocorrerá nos dias 22 e 23 de janeiro, às 12h30, no salão internacional da ENSP. É preciso inscrição para participar da oficina.

O Programa Saúde nas Escolas e Creches (PSE) é uma estratégia de integração e articulação de caráter permanente entre as políticas e ações de saúde e de educação que envolve profissionais da atenção e da educação básica. O Programa alinha a assistência social como parceria imprescindível na incorporação de direitos e de cidadania como um bem, comprometendo-se com a participação da comunidade escolar. 
 
Entre outros objetivos do evento, destacam-se: ampliar a visibilidade do PSE no território; valorizar a olhar reflexivo sobre os determinantes sociais e da saúde que comprometem o pleno desenvolvimento das crianças e jovens do território de Manguinhos; identificar os desafios na perspectiva do PSE; eleger ações prioritárias do PSE no território de Manguinhos; e eleger temáticas centrais a serem trabalhadas como projeto integrado em 2013. 
 
O evento terá mesa de abertura, mesas temáticas e rodas de conversa. A palestra inicial, às 13 horas, caberá ao gerente da Clínica da Família Victor Valla, Alex Mello, que falará sobre o contexto do PSE no território de Manguinhos. Ainda no dia 22, está programada, às 14 horas, a mesa temática Saúde na escola: a perspectiva de um ambiente saudável potencializador de agentes sociais
 
No dia 23, ocorrerá, às 9 horas, a mesa temática O trabalho pedagógico centrado na construção do saber – participativo, prazeroso e significativo. Na parte da tarde haverá rodas de conversa centradas na proposta de construção de um projeto integrado de saúde na escola. As rodas de conversa abordarão elementos do cotidiano de trabalho de cada área no território de Manguinhos e eleição de prioridade e de temáticas centrais a serem trabalhadas como macroprojeto pedagógico em 2013. Por fim, ao término do encontro, serão apresentadas as propostas e temáticas eleitas como prioritárias e centrais pelos participantes. 
 
Para participar, baste enviar e-mail de solicitação de inscrição para pseteiasmanguinhos@gmail.com.

Seções Relacionadas:
Assistência Cooperação SUS

Nenhum comentário para: Oficina debaterá saúde dos escolares de Manguinhos