Busca do site
menu

Temas diversificados marcam Ceensp em 2012

ícone facebook
Publicado em:15/01/2013

Temas diversificados marcam Ceensp em 2012No ano de 2012, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP) promoveu debates sobre diversos temas em sessões do Centro de Estudos (Ceensp), atividade coordenada pela Vice-Direção de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da Escola, com a participação de professores, pesquisadores e alunos brasileiros e estrangeiros. Ao todo, foram realizadas 18 sessões do Ceensp. Esse número consolidou o espaço como um ambiente de atualização científica e de troca permanente de experiências, conhecimentos e reflexões que contribuem para melhorar a realidade da saúde pública e do sistema de ciência e tecnologia brasileiro. Destacam-se, entre os temas abordados, a questão das mudanças climáticas, um panorama da saúde pública na América Latina, ética na pesquisa sobre tuberculose e Aids, o papel do Programa Nacional de Imunizações e a importância da política e economia ecológica.

O primeiro encontro, em março de 2012, debateu a importância dos avanços científicos recentes na questão das mudanças climáticas globais, com exposição do professor da USP Paulo Eduardo Artaxo. Na segunda atividade, o médico e pesquisador Michel Odent abordou a saúde do bebê, desde a sua concepção até o primeiro ano de vida. A terceira sessão recebeu a economista do Institut d’Études Politiques da Universidade de Grenoble (França) Célia Himelfarb, que falou do tema Crise, regionalização e globalização. O quarto encontro debateu o Índice de Desempenho do SUS (IDSUS 2012), com a participação do diretor do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde, Hêider Aurélio Pinto, e o coordenador-geral de Monitoramento e Avaliação do MS, Afonso Teixeira dos Reis. O tema do quinto Ceensp foi Tendências da política de combate ao crack: para onde vamos?, com participação da secretária adjunta de Saúde de São Bernardo do Campo, Lumena Furtado, do pesquisador da ONG Psicotropicus Luiz Paulo Guanabara e do jornalista e autor do livro O fim da guerra, Denis Russo Burgierman.

A sexta atividade tratou da ampliação do conceito de riscofobia, com envolvimento dos determinantes sociais da saúde, por meio das exposições do diretor executivo do Isags, José Gomes Temporão, e do pesquisador do Demqs/ENSP Luiz David Castiel. Avaliação na perspectiva da promoção da saúde e da equidade foi o tema do sétimo Ceensp, explorado por Ligia de Salazar, pesquisadora da Universidad del Valle (Colômbia) e assessora da OMS em Promoção da Saúde. A professora de Filosofia e Direito da Universidade de Miami Susan Haack foi a convidada da oitava sessão do Centro de Estudos e abordou, em sua palestra, o contexto epistemológico de correlação e causalidade definido pelo epidemiologista inglês Bradford Hill.

Com o tema Ética do acesso ao diagnóstico, prevenção, cuidado e pesquisa na tuberculose e Aids, o nono encontro teve como expositores o diretor do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do MS, Dirceu Greco, e o coordenador do Programa Nacional de Controle de Tuberculose do MS, Draurio Barreira. A governança das pesquisas com células-tronco no Brasil e comparações globais foi o tema apresentado pela pesquisadora visitante do Instituto de Economia da UFRJ Liliana Acero, no décimo Centro de Estudos. Território-Escola Manguinhos: todos somos aprendizes! foi o tema da 11ª edição, da qual participaram a representante da Rede de Desenvolvimento Tecnológico para Território Integrado de Atenção à Saúde (Rede PDTSP-Teias) Isabela Santos, o professor da UFRJ Carlos Eduardo Aguillera Campos, o professor da USP Marco Akerman e as pesquisadoras da ENSP Sandra Venâncio e Maria Alice Pessanha. Com o tema Uma maré de conflitos ambientais na América Latina e no mundo, o 12º encontro do Ceensp trouxe Joan Martínez Alier, especialista em ecologia política e economia ecológica da Universidade Autônoma de Barcelona.

O 13º encontro reuniu a assessora regional em Novas Vacinas da Opas/OMS, Lúcia Helena de Oliveira, o professor adjunto do Departamento de Clínica Médica da Uerj e integrante do Centro de Excelência Pro VAC da Opas/OMS, Denizar Viana, e a coordenadora substituta do Programa Nacional de Imunizações do Brasil - Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Nair Florentina Menezes. Os participantes debateram os critérios e desafios na introdução de novas vacinas em programas de imunização. O 14ª encontro foi especialmente dedicado a uma das revistas científicas mais importantes da área de saúde coletiva do Brasil e, atualmente, da América Latina, com notável penetração em outras regiões do mundo: Cadernos de Saúde Pública. A publicação, que surgiu há três décadas, passou a contar, desde outubro de 2012, com um novo trio de editoras: as pesquisadoras Marilia Sá Carvalho (Procc/Fiocruz), Claudia Travassos (Icict/Fiocruz) e Cláudia Medina Coeli (UFRJ). As pesquisadoras foram as expositoras convidadas para o Centro de Estudos em homenagem a CSP. A coordenação da atividade ficou por conta do pesquisador da ENSP Carlos Coimbra Jr., que foi editor da revista durante 20 anos.

Saúde do trabalhador: novas referências foi o tema do 15º Ceensp de 2012, que teve como expositores o coordenador-geral de Monitoramento do Benefício por Incapacidade do Ministério da Previdência Social (MPS), Paulo Rogério Albuquerque de Oliveira, e o pesquisador da ENSP Paulo Sabroza. No 16° Centro de Estudos, o tema debatido foi Álcool: uma questão de saúde pública?. A atividade teve como expositora a pesquisadora do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fiocruz (Icict/Fiocruz) Raquel Brandini De Boni e coordenação do pesquisador Francisco Inácio Bastos (Icict/Fiocruz). O 17º encontro teve como tema Agenda global para os hospitais verdes e saudáveis, com o arquiteto da Divisão de Meio Ambiente do Centro de Vigilância Sanitária de São Paulo, Vital Ribeiro, e a coordenadora adjunta da Comissão de Gestão Ambiental da Escola, Rejane Tavares. Na oportunidade, foi apresentada a proposta da Agenda Ambiental da ENSP.

O último encontro de 2012 teve como tema Direitos à saúde na América Latina: barreiras e oportunidades, explorado em palestras de representantes da Asociación Latinoamericana de Medicina Social (Alames) e do Instituto Sul-Americano de Governo em Saúde (Isags/Unasul). No encontro, foram debatidos os desafios para uma saúde universal, integral e equitativa na América Latina, a partir das experiências dos seguintes países: Brasil, Bolívia, Colômbia, México e Venezuela.


Seções Relacionadas:
Centro de Estudos

Nenhum comentário para: Temas diversificados marcam Ceensp em 2012