Busca do site
menu

Fiocruz promove o acesso aberto aos conhecimentos da instituição

ícone facebook
Publicado em:10/01/2013

Fiocruz promove o acesso aberto aos conhecimentos da instituiçãoA Fiocruz está sintonizada com o debate internacional sobre acesso livre ao conhecimento e desenvolve iniciativas que permitem a disponibilização gratuita de artigos científicos, materiais didáticos, audiovisuais, projetos de inovação, livros digitais e vários produtos e serviços ligados às ciências e ao conhecimento. Assim, a Fundação e suas unidades, além de criarem seus próprios repositórios de informação científica, integram redes internacionais, que reúnem e oferecem esse tipo de informação gratuitamente. O objetivo é sempre facilitar o acesso da sociedade aos saberes produzidos na instituição.

Histórico da ENSP com acesso aberto

Na Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP), esse processo começou em abril de 2011, quando a Escola organizou o I Seminário Internacional de Acesso Livre ao Conhecimento, na abertura do ano letivo. O evento reuniu especialistas nacionais e internacionais e promoveu o debate sobre questões importantes, como os impactos na produção acadêmica, as mudanças na comunicação da divulgação científica e a inovação no ensino.

Desta forma, a Escola vem se alinhando ao Movimento Internacional de Acesso Aberto ao Conhecimento, propondo-se a aderir aos princípios e diretrizes para estabelecer uma política nacional de acesso livre à informação e ao conhecimento científico. Após uma série de iniciativas, a Política Institucional de Acesso Aberto ao Conhecimento da ENSP foi assinada pelo diretor Antônio Ivo de Carvalho durante a semana comemorativa dos 58 anos da instituição, ocorrida em setembro de 2012. Na ocasião, foi lançado o Repositório Institucional de Produção Científica.

Conheça algumas dessas iniciativas e saiba como consultar seus conteúdos:

Na Fiocruz:

Repositório Institucional (Arca)

Reúne artigos científicos produzidos por pesquisadores de todas as unidades da Fiocruz.

VídeoSaúde

Produz, capta, armazena e distribui material audiovisual sobre saúde. O acesso aos vídeos é gratuito, desde que sejam seguidas algumas regras de veiculação.

Repositório Institucional de Produção Científica da ENSP

Reúne artigos científicos de pesquisadores da Escola.

Rede de Bibliotecas da Fiocruz

Além das bibliotecas físicas abertas ao público, a Fundação oferece conteúdo gratuito por meio de suas bibliotecas virtuais sobre temas diversos.

Biblioteca Multimídia da ENSP

Reúne material didático dos cursos realizados pela Escola, além de vídeos e áudios de seminários, palestras, congressos etc. promovidos pela instituição, artigos científicos, galerias de imagens e muitos outros materiais.

Portfólio Inovação

Reúne projetos de inovação em curso na Fiocruz. É uma rede de trocas de informação, visando à divulgação das pesquisas em curso e à formação de parcerias para realizar novas atividades.

Portal de Ensaios Clínicos

Mantém o registro de ensaios clínicos com medicamentos realizados na Fiocruz à disposição da comunidade científica mundial.

No Brasil:

Lume – Repositório Institucional da UFRGS


Repositório Institucional da Universidade de Brasília


No mundo:

SciELO - Coleção de revistas e artigos científicos


Biomed Central - Países em desenvolvimento


Biomed Central


Repositório Campus Virtual de Saúde Pública (CVSP), da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas)


ACAAP – Repositório Científico de Acesso Livre de Portugal


ECS EPrints Repository - Universidade de Southampton


PubMed Central


Research@StAndrews Full Text


RepositóriUM – Repositório Institucional da Universidade do Minho


Tara – Repositório de Acesso Aberto da Universidade de Dublin, República da Irlanda


Wake Forest University e Z. Smith Reynolds Library


Registro de repositórios de acesso aberto:

Registry of Open Access Repositories (ROAR)


Directory of Open Access Repositories (OpenDOAR)


Fonte: Portal Fiocruz

Nenhum comentário para: Fiocruz promove o acesso aberto aos conhecimentos da instituição