Busca do site
menu

ENSP fortalece cooperação com instituições peruanas

ícone facebook
Publicado em:21/12/2012
ENSP fortalece cooperação com instituições peruanas

Com o objetivo de fortalecer o acordo de cooperação bilateral com instituições peruanas, a ENSP recebeu novamente uma comitiva desse país na Escola. As ações, que são desenvolvidas no âmbito da Rede de Escolas de Saúde Pública da América do Sul (Resp/Unasul) envolvem o mestrado em Saúde Pública, curso de especialização em Biossegurança em Saúde e a assessoria técnica para a formação de uma escola de saúde pública no Peru. A coordenadora da Cooperação Internacional da ENSP, Erica Kastrup, comentou que, nesta última visita ao Brasil, realizada em 14/12, surgiram novas demandas, entre elas o possível desenvolvimento de mais um curso de mestrado. 

 

Erica detalhou que este novo curso deverá ter foco na gestão de redes de serviços de saúde. Ela comentou que a realização do mestrado ainda está no campo de acertos. “A proposta do curso foi desenvolvida e será avaliada e discutida pelos membros integrantes da Rede”, citou Erica.

Nesta vinda ao Brasil, os integrantes do Instituto Nacional de Saúde do Peru também buscaram ampliar seu campo de cooperação com outras unidades da Fiocruz. Entre os possíveis projetos estão ações nas áreas da produção de medicamentos e vacinas e de serviço de atendimento móvel de urgência e emergência.

 

Segundo a coordenadora do mestrado em Saúde Pública, Maria Alícia Ugá, o curso de pós-graduação será responsável por um diferencial para a formação de recursos humanos no Peru, pois levará ao país uma nova abordagem da saúde pública. “No Peru, o enfoque é a epidemiologia, cuja perspectiva trabalha a doença e sua evolução. Nós trabalhamos sob a perspectiva da saúde coletiva, cujo enfoque é o suporte que o Estado deve dar ao sistema de saúde em termos institucionais para intervir e enfrentar a doença”, explicou.

 

Participaram do encontro o presidente da Fundação, Paulo Gadelha; o coordenador do Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris/Fiocruz), Paulo Buss; o vice-diretor de Desenvolvimento Institucional e Gestão da ENSP, Francisco Braga, substituindo o diretor da ENSP, Antônio Ivo de Carvalho; a coordenadora de Cooperação Internacional, Erica Kastrup; e os responsáveis por entidades peruanas: Pedro Yarasca, em nome da Direção-Geral de Medicamentos, Insumos e Drogas do Peru; e Victor Suarez Moreno, do Instituto Nacional de Saúde.

 


Seções Relacionadas:
ENSP Internacional

Nenhum comentário para: ENSP fortalece cooperação com instituições peruanas