Busca do site
menu

Pedalando pela Saúde ganha novas bicicletas

ícone facebook
Publicado em:18/12/2012
Pedalando pela Saúde ganha novas bicicletasCom a intenção de incrementar o Projeto Pedalando pela Saúde, a ENSP adquiriu 25 novas bicicletas para uso dentro do campus da Fiocruz, no Rio de Janeiro. Elas estão disponíveis nos dois bicicletários instalados nas principais saídas: um na portaria da ENSP, perto do portão da Rua Leopoldo Bulhões, e o outro no Centro de Recepção do Museu da Vida, próximo à saída da Avenida Brasil. O usuário pode retirar a bicicleta assinando um termo de responsabilidade e estando de posse de seu crachá. O projeto foi criado pela ENSP em 2008 e objetiva reduzir a circulação de veículos dentro do campus, além de estimular a prática saudável no dia a dia de funcionários e alunos da Fiocruz.

“As bicicletas foram uma aposta que nós fizemos, e as pessoas compraram”, conta a coordenadora de Comunicação Institucional da ENSP, Ana Furniel, que criou o projeto quando, ao ir ao banco dentro do campus, se deparou com a falta de vagas para estacionamento. A proposta surgiu ao pensar que as pessoas podiam fazer várias coisas de bicicleta pelo campus. Segundo ela, o custo de se manter um projeto como o da ENSP é baixo: inclui a compra e a manutenção das bicicletas e do bicicletário.


Pedalando pela Saúde ganha novas bicicletas

Os trabalhadores terceirizados são os que mais usam o transporte oferecido pela ENSP. Em 2012, eles foram os responsáveis por mais de 60%. Em seguida, estão os alunos (21%) e os bolsistas (13%). Menos de 1% dos que usam o serviço são servidores da Fundação.

O uso de bicicletas previne problemas cardíacos, queima entre 300 e 600 calorias por hora, libera endorfina e ainda é ecológico. O usuário fica menos estressado e mais bem-humorado por conta do exercício físico. Contribui também para o relaxamento, sensação de bem-estar, plenitude e mais felicidade. Andar de bicicleta permite ainda sentir o sol, o vento, olhar o céu e, para a maioria dos usuários, promove sensação de liberdade.


Uma Escola com práticas inovadoras de gestão

A adoção das bicicletas faz parte de uma política de gestão da Direção da ENSP, que implementou uma série de medidas e reforçou as já existentes. Além de inovadoras, elas contribuem na prática para uma visão de saúde pública ampliada, que inclui a qualidade de vida, promoção da saúde, valorização da pessoa, saúde mental e preocupação com a gestão ambiental. Diversas outras iniciativas foram adotadas pela atual gestão, como as compras sustentáveis, utilização de papel reciclado, uso racional da água, o projeto Palavras no Caminho, ambiente livre do tabaco, entre outras etc.

A iniciativa do bicicletário também conta com o apoio da Diretoria de Administração do Campus da Fiocruz (Dirac) e da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz). As bicicletas são vermelhas, aro 26, quadro feminino de aço carbono, 21 marchas, com cesta e bagageiro.


Seções Relacionadas:
Parcerias Pesquisa

Nenhum comentário para: Pedalando pela Saúde ganha novas bicicletas