Busca do site
menu

População de rua é tema do Sala de Convidados de 14/12

ícone facebook
Publicado em:13/12/2012
População de rua é tema do Sala de Convidados de 14/12O tema do programa Sala de Convidados desta sexta-feira (14/12) será população de rua. Participarão do programa a coordenadora da iniciativa Teias-Escola Manguinhos da ENSP/Fiocruz, Elyne Engstrom, a diretora do Serviço de Abordagem Social da Secretaria Municipal de Assistência Social do Rio de Janeiro, Daphne Braga, e o consultor da Coordenação-Geral de Gestão da Atenção Básica, Departamento da Atenção Básica (DAB/SAS), do Ministério da Saúde, Alexandre Teixeira Trino. O programa será exibido ao vivo, às 11 horas, no Canal Saúde.

A exclusão social é uma consequência do modelo econômico vigente, que exige uma série de condições do indivíduo para se enquadrar à realidade imposta. São condições quase inatingíveis para a maior parte da população brasileira, e aqueles que não se adequam sofrem as mazelas do sistema. Vendo-se sem alternativas, muitos recorrem às ruas como espaço de moradia.

As drogas estrelam entre os fatores que desencadeiam o aumento do contingente da população de rua. Não menos importante estão a ausência de vínculos familiares, desemprego, violência, perda da autoestima, alcoolismo, doença mental, entre outros.

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome divulgou, em 2008, dados de uma pesquisa realizada em 71 cidades brasileiras com população superior a 300 mil habitantes. As únicas capitais que não participaram do levantamento foram São Paulo, Belo Horizonte, Recife e Porto Alegre. De acordo com o resultado, havia na época quase 32 mil indivíduos que utilizavam as ruas como moradia. O Rio de Janeiro ficou em primeiro lugar, seguido de Salvador e Curitiba.

Não há dados oficiais mais recentes. O que se sabe é que o número não diminuiu nem estagnou. Iniciativas isoladas fazem seus levantamentos, muitos deles por amostragem e bem localizados, o que não dá a real dimensão do aumento da população em situação de rua.

Sobre o Sala de Convidados
 
É um programa de debate, ao vivo, apresentado por Renato Farias, com uma hora de duração, das 11 às 12 horas. Os temas têm relevância factual e estão relacionados às políticas públicas na área da saúde.

Participação ao vivo

O Sala de Convidados é um programa idealizado para a participação do espectador. Perguntas e comentários podem ser enviados a qualquer momento durante o programa. Utilize o chat no site do Canal Saúde, ao lado da tela de transmissão do programa, ou ligue, gratuitamente, para 0800 701 8122. Se preferir, antecipe suas perguntas pelo e-mail canal@fiocruz.br ou pela fan page do Canal Saúde (facebook/canalsaudeoficial) em Fale com a Gente.

Como assistir

Internet: acesse www.canalsaude.fiocruz.br e clique na WEB TV, na página principal.

Televisão: parabólica digital (frequência 3690) ou TVs parceiras de veiculação. Consulte a página "Como Assistir" no site do Canal Saúde. Os conselheiros de saúde em todo o Brasil podem assistir ao programa pela Oi TV, canal 910.

Saiba mais: www.canalsaude.fiocruz.br

Seções Relacionadas:
Divulgação Científica

Nenhum comentário para: População de rua é tema do Sala de Convidados de 14/12