Busca do site
menu

Direitos humanos: Centro de Saúde promove atividades

ícone facebook
Publicado em:11/12/2012

Direitos humanos: Centro de Saúde promove atividadesInstituída pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos é considerada um marco para a proteção e o respeito desses valores. A data de sua criação foi estabelecida pelas Nações Unidas como o Dia Internacional dos Direitos Humanos. Em comemoração à data, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP) realizará atividades de educação e promoção da saúde de 12 a 14 de dezembro na sala de espera do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF/ENSP).

O Grupo de Educação e Promoção de Saúde do CSEGSF vem realizando, há cerca de dois anos, atividades de educação e promoção de saúde nos espaços coletivos do Centro de Saúde e também no campus da Fiocruz. Os três dias de atividades em comemoração ao Dia Internacional dos Direitos Humanos marcam o encerramento das atividades do ano de 2012 da unidade. A programação especial do evento contará com a participação de moradores de Manguinhos e/ou usuários do CSEGSF.

Crianças, adolescentes, mulheres e idosos são os atores principais das trocas de informações e conhecimentos sobre os direitos humanos, com foco principal nos direitos à saúde. Profissionais de saúde do CSEGSF e da Estratégia Saúde da Família (ESF) estarão envolvidos com essas ações promotoras de saúde voltadas para contribuir com as mudanças de paradigmas para a melhoria de qualidade de vida da população do entorno da Fiocruz. Confira a programação.

Dia Internacional dos Direitos Humanos
Local: Sala de Espera do CSEGSF
Datas: 12 a 14 de dezembro de 2012

Dia 12 de dezembro – quarta-feira
8 horas: Ginástica laboral - Amanda Regina Kuroski Freitas (educação física)
8h15: Participação dos usuários do SUS - Gilberto Reis, Inês Reis (Núcleo de Comunicação e Saúde em Espaços Coletivos - Naecos) e sr. Roberto (ESF)
10 horas: Direito reprodutivo - Rita Costa (Grupo Direitos Humanos e Saúde)

Dia 13 de dezembro – quinta-feira
9 horas: Direitos do idoso – Carlos Bizarro e representantes usuários do Programa de Atenção à Saúde do Idoso (Pasi)
9h30: Direitos da mulher – Patrícia (agente de cidadania)
10h20: Direitos da criança e adolescente (Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA) – Esquete teatral com crianças moradoras de Manguinhos – Norma Maria (compositora e agente de Saúde e de Educação do CMS Manguinhos) e Edna Enedina dos Santos (colaboradora-ACS e terapeuta comunitária)
10h40: Direitos da criança e adolescente (ECA) – Jogral com crianças de Manguinhos – Vania Maria Beuttenmuller Bastos (coordenadora do Grupo de Escolares)
11 horas: Direitos da Criança Especial – Esquete teatral por Norma Maria

Dia 14 de dezembro – sexta-feira
8 horas: Ginástica laboral – Amanda Regina Kuroski Freitas (educação física)
8h15: O direito dos usuários do SUS e do CSEGSF – Gilberto e Inês Reis (Naecos)


Seções Relacionadas:
Assistência Projetos Sociais

Nenhum comentário para: Direitos humanos: Centro de Saúde promove atividades