Busca do site
menu

Curso forma profissionais para a saúde da família do RJ

ícone facebook
Publicado em:11/12/2012
O Programa Teias-Escola Manguinhos, em parceria com a Subsecretaria de Promoção, Atenção Primária e Vigilância em Saúde do Rio de Janeiro, acaba de realizar o curso Formadores em Medicina de Família e Comunidade Leonardo Euract. Fruto de uma cooperação técnica com a European Academy of Teachers in General Practice (Euract) e o mestrado profissional em Atenção Primária à Saúde, o curso formou 30 alunos, entre eles médicos e profissionais de equipes multiprofissionais. Seu objetivo foi qualificar e ampliar a atuação desses profissionais que atuam como preceptores na rede municipal de atenção primária de saúde do Rio de Janeiro.

A formação é voltada para médicos e integrantes da equipe multiprofissional em início de carreira, inseridos no contexto da prática clínica. Os principais objetivos do curso são melhorar o nível do ensino, assegurar a disseminação dos conhecimentos e aptidões pelos participantes do curso nas suas próprias regiões e estimular o desenvolvimento do ensino de medicina de família e comunidade. O curso foi desenvolvido com metodologias ativas, levou em consideração as especificidades profissionais e contou com distintas atividades em sua programação de acordo com cada categoria profissional participante da formação.
 
                                                           Curso forma profissionais para a saúde da família do RJ

O curso faz parte do Projeto Leonardo da Vinci de Desenvolvimento da Estrutura de Educação Continuada para Formadores em Clínica Geral na Europa (Framework for Continuing Educational Development of Trainers in General Practice in Europe) e foi desenvolvido por um grupo de parceiros, liderado pelo Euract.

Segundo Maria Alice Pessanha de Carvalho – coordenadora do curso de Residência Multiprofissional em Saúde da Família, da Escola de Governo em Saúde da ENSP –, ao longo dos últimos anos, uma maior proporção de alunos e residentes de medicina de família e comunidade passou a ter preceptoria nos serviços por médicos de atenção primária em saúde. “Isso tem aumentado a necessidade de formadores com prática clínica. Por outro lado, existe uma necessidade semelhante, e crescente, de orientadores da formação específica em medicina de família e comunidade”, comentou.

O curso, voltado para médicos, ficou sob a responsabilidade da gerente do Teias-Escola Manguinhos e coordenadora do mestrado profissional em Atenção Primária à Saúde, Elyne Engstrom, e do professor Carlos Eduardo Aguillera Campos, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A atividade ocorreu nos dias 29 e 30 de novembro e 1º de dezembro, em Teresópolis, no Rio de Janeiro. O evento contou também com a presença dos coordenadores Luis Filipe Gomes e Vasco Queiroz, a representante do Euract Portugal, Denise Alexandra Cunha Velho, e os apoiadores do Euract Brasil Marcelo Garcia, de Curitiba, e Flávio Dias Silva, de Tocantins.

De acordo com Elyne, “o ensino, no contexto da prática clínica, requer a aplicação de metodologias e técnicas de avaliação específicas que poderão envolver o paciente com possíveis consequências para o seu estado de saúde. Ele também necessita de conhecimentos e aptidões especiais e uma relação de trabalho mais próxima entre o aluno e o preceptor”, disse ela.

Depois do grupo dos médicos, ocorreu a formação dos profissionais da equipe multiprofissional de saúde. Essa atividade ficou sob a responsabilidade de Maria Alice Pessanha de Carvalho. A dinâmica foi realizada pela integrante da residência e professora da UFRJ, Victória Brant. Além dos preceptores da Residência Multiprofissional em Saúde da Família, os alunos do curso de mestrado em Atenção Primária que exercem a preceptoria em Residência Multiprofissional ou que pretendam exercê-la também participaram da oficina.

Segundo Elyne, os participantes avaliaram a experiência como uma ação extremamente exitosa. “A expectativa, agora, é a multiplicação dessa formação para outras turmas, ampliando a formação de preceptores para qualificar a ação de educação desses profissionais”, concluiu.
 
<b>Fotos:</b> Arquivo pessoal da coordenação do curso

Seções Relacionadas:
Cooperação SUS Ensino

Curso forma profissionais para a saúde da família do RJ

1 comentários
EDUARDO S. PONCE MARANHÃO
11/12/2012 18:27
Esperamos que esse pessoal com mestrado profissional venha a fortalecer e melhorar de fato a estratégia de saúde da família[atenção primária de saúde] e que sejam bons preceptores ! Parabéns a todos ! Eduardo S.Ponce Maranhão-médico,clínica médica/medicina interna[MSF-MS],Medicina Social[IMS-UERJ],planejamento em saúde[Ensp-Fiocruz],epidemiologia[Ensp-Fiocruz],Sanitarista[Fiocruz]-Dpto de epidemiologia e Métodos Quantitativos em Saúde-Ensp-Fiocruz