Busca do site
menu

Seminário comemora 30 anos do curso de saúde mental

ícone facebook
Publicado em:12/12/2012

Criado na Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP) em 1982, o curso de especialização em Saúde Mental e Atenção Psicossocial foi pioneiro na formação de quadros para a reforma psiquiátrica brasileira e ajudou a construir conceitos e políticas para essa área. Na intenção de celebrar as três décadas de curso, a ENSP realizará o seminário Desafios Contemporâneos na Política de Saúde Mental e Reforma Psiquiátrica. O evento, coordenado pelo pesquisador Paulo Amarante, ocorrerá nos dias 13 e 14 de dezembro, no salão internacional da ENSP. O seminário contará com a participação de diversos pesquisadores da área. Na ocasião, também será exibido o Filme As cores da utopia, de Júlio Nascimento. A atividade será aberta aos interessados, com transmissão ao vivo pelo Portal ENSP.

Para o primeiro dia do seminário, 13/12, estão agendadas duas mesas: A (ainda) situação de violência dos manicômios: o caso de Sorocaba, com apresentação de Marcos Garcia, pesquisador da Universidade Federal de São Carlos. Essa palestra substitui a do presidente do Conselho Federal de Psicologia, Humberto Verona, impossibilitado de participar do evento. A segunda palestra, Desafios políticos da reforma psiquiátrica brasileira e suas implicações teóricas, será proferida por Eduardo Mourão, pesquisador da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com debate da coordenadora do Grupo de Direitos Humanos da ENSP, Maria Helena Barros.

No dia 14/12, estão programadas quatro atividades. Uma delas será a mesa Trabalho, geração de renda e economia solidária em saúde mental e trabalho – A experiência do Núcleo de Saúde Mental e Trabalho, que será apresentada por Vera Pazos e Iracema Polidora, integrantes do Núcleo. Outra mesa abordará a experiência de Oswaldo Cruz, com apresentação de Walter Melo. As discussões serão coordenadas por Edvaldo Nabuco, integrante do Laps/Daps/ENSP.

Na parte da tarde, ocorrerá a exibição do filme inédito As cores da utopia, de Júlio Nascimento. Após o filme, será realizado um debate. Encerrando o seminário, haverá um lançamento coletivo de livros de Walter Melo, Gina Ferreira e Paulo Amarante e, também, o lançamento dos Cadernos Brasileiros de Saúde Mental.

Uma estratégia política de formação

O curso de especialização em Saúde Mental e Atenção Psicossocial nasceu, em 1982, de um convênio da ENSP com a Colônia Juliano Moreira. O objetivo era formar profissionais voltados para uma nova concepção e transformação do modelo psiquiátrico – predominantemente exilar. “Era um modelo bastante diferenciado do que temos hoje, com muitas denúncias de violência e maus-tratos. Começamos a formar profissionais para fazer algo diferente. O curso foi uma estratégia política de formação”, admitiu Paulo Amarante, coordenador desde os anos 1990.

Atualmente, o curso de Saúde Mental da ENSP atua de forma descentralizada, formando profissionais de todo o país, com turmas em Campo Grande (Mato Grosso do Sul), Curitiba e Cascavel (Paraná), Palmas (Tocantins), Vitória (Espírito Santo) e Manaus (Amazonas). “Realizamos o curso no formato descentralizado para atendermos à demanda regional. Também temos alunos de outras cidades no Rio de Janeiro e possuímos uma orientação política, de forma que temos ex-alunos coordenadores de áreas da saúde mental da rede municipal e estadual, além da criação de diversas linhas de pesquisa. Temos uma história de formação de quadros Brasil afora. Não queremos uma reforma psiquiátrica no sentido do serviço apenas. Temos de mudar a relação que a sociedade tem com as pessoas consideradas com transtorno mental. Esse é o nosso desafio”, disse.

 
Seminário comemora 30 anos do curso de saúde mental

Seções Relacionadas:
Sessões Científicas

Nenhum comentário para: Seminário comemora 30 anos do curso de saúde mental