Busca do site
menu

Especialização em Saúde Pública abre inscrições em 3/12

ícone facebook
Publicado em:30/11/2012
Especialização em Saúde Pública abre inscrições em 3/12Na segunda-feira (3/12), o curso mais tradicional da ENSP - Especialização em Saúde Pública - iniciará o processo de seleção para 2013. São 30 vagas disponíveis para profissionais graduados ligados à área da saúde ou áreas afins. O curso, que está na grade curricular da Escola há 57 anos, pretende introduzir o aluno no campo da saúde coletiva e gerar competências para sua atuação como sanitarista. As inscrições podem ser feitas até o dia 3 de fevereiro de 2013, e a data prevista para início do curso é 1º de abril. O edital já está disponível na Plataforma Siga Lato Sensu. Para conferir todas as informações sobre pré-requisitos, datas e documentação necessária, acesse aqui o edital.

A especialização está sob a responsabilidade dos pesquisadores Alex Molinaro, Gíssia Gomes Galvão e Guido Palmeira. O curso também oferece ferramentas para: apresentar e refletir sobre conceitos estruturantes correspondentes às subáreas constitutivas da saúde pública; capacitar o aluno na identificação de problemas prioritários na área da saúde, buscando soluções criativas; e aplicar técnicas e instrumentos adequados às características da situação de saúde e do sistema de saúde brasileiro.

Sua estrutura curricular é constituída por cinco blocos temáticos, que são definidos como um conjunto de saberes não disciplinares que conformam um determinado contexto explicativo e/ou um dado recorte da realidade. Quatro blocos contêm os grandes temas que constituem os desafios e perspectivas da área: Saúde Pública; Saúde, Ambiente e Sociedade; Políticas, Sistemas, Serviços e Práticas de Saúde; e Organização do Trabalho em Saúde: Vigilância em Saúde e a Promoção da Saúde.

O quinto bloco é transversal, contemplando a metodologia de pesquisa qualitativa e a atividade de grupo de orientação pedagógica. Esse grupo, conduzido pelos membros da coordenação do curso ou por convidados, consiste em uma série de atividades de suporte para a elaboração da monografia/trabalho de conclusão de curso (TCC).

É importante ressaltar que não serão aceitas inscrições fora do período e horários estabelecidos, por quaisquer que sejam as razões alegadas, salvo pelo adiamento oficial do período divulgado. Além disso, para que a inscrição seja homologada, é necessário que a data de postagem de toda a documentação exigida seja até o dia 4 de fevereiro de 2013. Inscrições com documentação incompleta ou postadas após a data-limite não serão aceitas.

As provas serão realizadas entre os dias 24 de fevereiro e 18 de março de 2013. A prova escrita tem caráter eliminatório e seu resultado será divulgado em 8 de março. As entrevistas ocorrerão entre os dias 11 e 14 de março. O resultado final será divulgado em 18 de março. Ele será afixado no mural do Serviço de Gestão Acadêmica da ENSP e divulgado na Plataforma Siga. A listagem dos candidatos selecionados será divulgada por nome e número de inscrição. Vale ressaltar que não serão fornecidas informações por telefone.

Serviço de Gestão Acadêmica (Seca) da ENSP 
Rua Leopoldo Bulhões 1.480 – Térreo 
CEP 21041-210 – Manguinhos – Rio de Janeiro, RJ 
Ligação gratuita: 08000-230085 
Tel.: (21) 2598-2558 
Fax: (21) 2598-2557  
Horário de atendimento ao público: 8 às 16 horas

Seções Relacionadas:
Ensino

Nenhum comentário para: Especialização em Saúde Pública abre inscrições em 3/12