Busca do site
menu

Edição de novembro da revista CSP já está disponível

ícone facebook
Publicado em:29/11/2012
Edição de novembro da revista CSP já está disponívelJá está disponível, no Portal ENSP, o volume 28 (fascículo 11) da revista Cadernos de Saúde Pública. No editorial, as novas editoras Marilia Sá Carvalho, Claudia Travassos e Cláudia Medina Coeli se apresentam à comunidade científica e falam do desafio em dar continuidade ao projeto editorial de sucesso das últimas três décadas. Citam também as propostas de mudanças, que buscam dinamizar ainda mais a relação da revista com o campo da saúde coletiva. A nova edição da publicação traz cinco artigos de pesquisadores da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz).
 
O artigo de revisão traz uma reflexão moral a respeito da nanotecnologia. Os artigos de pesquisa são sobre os seguintes temas: saúde do idoso, nutrição, saúde materno-infantil, saúde ocupacional, práticas complementares de saúde, entre outros. Na seção Nota, apresentam-se dois artigos: um discorre sobre adaptação transcultural, o outro, sobre tabagismo. Veja abaixo o título dos artigos publicados pelos pesquisadores da ENSP.
 
A moralidade da nanotecnologia, por Monique Pyrrho, do Programa de Pós-Graduação em Bioética da Universidade de Brasília, e Fermin Roland Schramm, da ENSP.
 
Incidência de câncer na Amazônia ocidental: estimativa de base populacional em Rio Branco, Acre, Brasil, 2007-2009, por Juliano de Pádua Nakashima, do Centro de Alta Complexidade em Oncologia da Universidade de Brasília, e Rosalina Jorge Koifman e Sergio Koifman, ambos da ENSP.
 
Práticas integrativas e complementares: oferta e produção de atendimentos no SUS e em municípios selecionados, por Islândia Maria Carvalho de Sousa e Francisco de Assis da Silva Santos, do Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães, Regina Cele de Andrade Bodstein e Virginia Alonso Hortale, da ENSP, e Charles Dalcanale Tesser, do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Santa Catarina. 
 
Análise temporal da relação entre dengue e variáveis meteorológicas na cidade do Rio de Janeiro, Brasil, no período de 2001 a 2009, por Adriana Fagundes Gomes, da ENSP, e Aline Araújo Nobre e Oswaldo Gonçalves Cruz, do Programa de Computação Científica da Fiocruz.
 
Chamada de artigos para o suplemento temático sobre avaliação de tecnologias em saúde no Brasil 
 
Submissões até 15 de janeiro de 2013.
 
A Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS) é um processo de investigação das consequências clínicas, econômicas e sociais da utilização das tecnologias em saúde. Entendem-se como tecnologias em saúde: os medicamentos, equipamentos e procedimentos técnicos, sistemas organizacionais, educacionais, de informação e de suporte e os programas e protocolos assistenciais, por meio dos quais a atenção e os cuidados com a saúde são prestados à população.
 
CSP está organizando um suplemento dedicado a esse tema com foco na produção nacional. O suplemento contemplará artigos originais – trabalhos empíricos e de metodologia – sobre processos de avaliação, incorporação e gestão de tecnologias na área da saúde, de caráter inovador ou crítico para o desenvolvimento de pesquisas na área.
 
Os manuscritos poderão ser submetidos em português, inglês e espanhol, porém serão publicados na versão em inglês.
 
Editoras convidadas:
Claudia Garcia Serpa Osorio-de-Castro – NAF/ENSP/Fiocruz
Rosangela Caetano – IMS/Uerj
Carisi Anne Polanczyk – IATS/UFRGS
 
A publicação do suplemento é prevista para o segundo semestre de 2013.
 
Estão previstos 12 artigos originais e de base metodológica sobre ATS. Será dada preferência a artigos produzidos por pesquisadores e instituições brasileiras com potencial impacto no sistema de saúde no Brasil. Os pesquisadores interessados poderão informar-se quanto às instruções para autores na página da internet de CSP e submeter o manuscrito informando, no item “Temático”, o código tem1208081.
 
Os artigos serão avaliados pelo conselho editorial de CSP, por meio do processo de peer review.
 
O patrocínio do fascículo temático origina-se do projeto Avaliação de Tecnologias em Saúde no Brasil, Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde (Decit/SCTIE/MS).

Seções Relacionadas:
Divulgação Científica

Nenhum comentário para: Edição de novembro da revista CSP já está disponível