Busca do site
menu

Centro de Saúde Escola realiza atividades contra dengue

ícone facebook
Publicado em:28/11/2012

Centro de Saúde Escola realiza atividades contra dengue“Diminuem casos graves e mortes por dengue no país”, afirma Ministério da Saúde. É com esta notícia que está sendo celebrado, nesta quarta-feira, 28/11, o Dia Nacional de Combate à Dengue. Em vista disso, o Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria da ENSP realizará, no dia 29/11, atividades educativas e promotoras da saúde relacionadas à dengue. As ações da Escola ocorrerão na sala de espera do Centro de Saúde e serão desenvolvidas pelo Núcleo de Apoio à Pesquisa de Vetores da Fiocruz. Estão previstas palestras, exibição de vídeos e demonstrações, por meio de lupas, das diferentes fases de desenvolvimento do mosquito Aedes Aegypti. As atividades, com início marcado para as 9 horas, são voltadas para os usuários do Centro de Saúde Escola, mas estão abertas a participação de todos os interessados.

 

Dados do balanço epidemiológico feito pelo Ministério apontam que o número de casos graves de dengue caiu este ano 64% em comparação a 2011, e a queda nos números da doença é reflexo da organização da rede, diagnóstico e tratamento oportuno, além de capacitação dos profissionais de saúde. Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, a diminuição dos casos foi muito maior se considerados os números de 2010, ficando o percentual de redução em 78%. Segundo o texto do levantamento, ‘enquanto de janeiro ao início de novembro de 2010, os casos graves da doença chegaram a 17.037, no mesmo período de 2012, o número caiu para 3.774. A tendência de queda já havia sido percebida em 2011, quando foram registrados 10.507 casos graves’. 

 

O levantamento também aponta maior conscientização da população na adoção de hábitos de prevenção como um dos fatores contribuintes para a redução. De acordo com o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, no documento, "os dados mostram que o país está no caminho certo”. Este também é o princípio norteador das ações do Centro de Saúde Escola. Há cerca de dois anos, o Grupo de Educação e Promoção da Saúde do CSEGSF/ENSP – uma equipe multiprofissional e multidisciplinar – vem promovendo com os usuários do Centro e moradores do território de Manguinhos atividades educativas e promotoras da saúde sobre temas das ciências da saúde e sociais. Dessa maneira, eles também objetivam levantar reflexões e discussões de forma dialógica e interativa, e assim contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população do entorno da Fiocruz.

 

As atividades previstas no Centro de Saúde Escola serão realizadas pelo Núcleo de Apoio à Pesquisa de Vetores (Napve), vinculado à Diretoria de Administração Central do Campus (Dirac/Fiocruz), à Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS/ENSP) e ao Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). 

 

A mesma tendência de queda também foi verificada em todas as regiões na comparação entre 2010, 2011 e 2012. De acordo com o levantamento, de janeiro ao início de novembro deste ano, foram notificados 565.510 mil, contra 972.837 mil em 2010. Uma diminuição de 42%. Em 2011, foram registrados 727.803 mil casos e, se comparado ao ano de 2012, houve redução de 22%. A queda foi observada em 16 estados e no Distrito Federal, com exceção dos estados de Roraima, Tocantins, Piauí, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Alagoas, Rio de Janeiro, Sergipe, Bahia e Mato Grosso. A maior redução em termos percentuais foi percebida no Amazonas, onde houve queda de 93% no número de casos notificados e registrados 4.125 casos em 2012, contra 61.130 do ano passado. 

 

O Sudeste ainda é a região que apresenta maior número de casos graves e também de óbitos. O Ministério da Saúde também analisou e classificou os dez municípios, com população acima de 100 mil habitantes, onde houve o maior registro de incidência da doença, sendo três deles no Estado do Rio de Janeiro e cinco na Região Nordeste. 

 

Em relação à notificação, a pesquisa mostra que dos casos notificados, 76% estão concentrados em oito estados: Rio de Janeiro (179.518); Ceará (54.591); Bahia (48.653); Pernambuco (33.487); Mato Grosso (29.910); São Paulo (28.767); Rio Grande do Norte (27.230) e Alagoas (27.743). Sobre a circulação viral, o levantamento aponta que a dengue possui quatro sorotipos de vírus (DENV 1, DENV 2, DENV 3 e DENV 4). As atividades de vigilância epidemiológica em 2012 destacam o predomínio da circulação do sorotipo DENV 4 no país, presente em 63% das amostras positivas para a doença. Foi constatada, porém, uma circulação importante do tipo DENV 1 em 32,9%. Vale ressaltar que este cenário, associado às condições ambientais, permite a manutenção do mosquito Aedes aegypti em nossas cidades e alerta para a possibilidade de persistência da transmissão no verão de 2012.


Seções Relacionadas:
Assistência

Nenhum comentário para: Centro de Saúde Escola realiza atividades contra dengue