Busca do site
menu

Rede de Escolas lançará projeto de Acreditação Pedagógica

ícone facebook
Publicado em:14/11/2012
Rede de Escolas lançará projeto de Acreditação PedagógicaA Rede de Escolas e Centros Formadores em Saúde Pública lançará o projeto Acreditação Pedagógica dos Cursos Lato Sensu. Segundo a coordenadora do grupo de trabalho de acreditação pedagógica da Rede de Escolas, Rosa Souza, a acreditação é um procedimento de verificação externa e uma forma pactuada de gerenciamento coletivo da qualidade. O lançamento acontecerá no dia 17 de novembro, durante a realização do 10º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, às 11h30, na sala 302 da Faculdade de Educação (Faced) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre.

 

A solenidade contará com o presidente da Abrasco, Luis Augusto Facchini, o vice-presidente da Abrasco, Luis Eugênio, o diretor da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), Antônio Ivo de Carvalho, o vice-diretor da Escola de Governo e Cooperação da ENSP/Fiocruz, Marcelo Rasga, a vice-presidente de Ensino e Informação da Fiocruz, Nísia Trindade, a coordenadora da Secretaria Executiva da Rede de Escolas e Centros Formadores em Saúde Pública, Tânia Celeste Nunes, representantes do Ministério da Saúde, membros do Conselho Consultivo e do Grupo de Condução da Rede, além de dirigentes e docentes das escolas.

 

Para Rosa, “a acreditação orienta-se em sentido amplo, em dar reconhecimento social a um curso oferecido por uma dada instituição e envolve aspectos relacionados a atribuições legais, projeto pedagógico, pertinência do curso, capacidade de articulação acadêmico-pedagógica, recursos humanos, infraestrutura e resultados”.

 

 Para a concretização e implantação desse projeto, a Rede conta com o apoio e a colaboração da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco); do Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), e da École des Hautes Études en Santé Publique de Rennes, França.  

 

“Esses são parceiros fundamentais do projeto e, na próxima etapa, trabalharão juntos na formulação do desenho da governança do Sistema Nacional de Acreditação e no processo de capacitação dos acreditadores”, assegura a coordenadora da Secretaria Executiva da Rede de Escolas, Tânia Celeste Matos Nunes.

 

“Na estrutura de governança, a Abrasco desempenhará papel preponderante nesse sistema”, destaca a coordenadora.

 

A Rede

 

A Rede, composta de 45 Escolas e Centros Formadores dedicados à formação em Saúde Coletiva, se constitui em um espaço de diálogo permanente entre essas instituições de ensino no Brasil. Ela está comprometida com uma cultura de cooperação, favorecendo a construção compartilhada e a circulação de conhecimentos, além do desenvolvimento de competências no interior do Sistema de Saúde e da Rede de Escolas e Centros Formadores em Saúde Pública.

 

Fonte: Rede de Escolas e Centros Formadores em Saúde Pública

 


Seções Relacionadas:
Cooperação SUS

Nenhum comentário para: Rede de Escolas lançará projeto de Acreditação Pedagógica