Busca do site
menu

Centro de Estudos debate a saúde do trabalhador

ícone facebook
Publicado em:19/11/2012

Centro de Estudos debate a saúde do trabalhadorSaúde do trabalhador: novas referências é o tema da 15ª edição do Centro de Estudos da ENSP em 2012. Para debater o assunto, no dia 21 de novembro, às 14 horas, a atividade contará com a participação do coordenador-geral de Monitoramento do Benefício por Incapacidade do Ministério da Previdência Social (MPS), Paulo Rogério Albuquerque de Oliveira, e do pesquisador da ENSP, Paulo Sabroza. A coordenação do Ceensp será feita pela pesquisadora do Instituto de Pesquisas Clínicas Evandro Chagas (Ipec/Fiocruz), Élida Hennington. O Centro de Estudos, aberto ao público, será transmitido pela web no endereço www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/videos/.

Centro de Estudos em 2012

O Centro de Estudos da ENSP (Ceensp) é um espaço de atualização científica, com a troca permanente de experiências e conhecimentos entre pesquisadores de instituições do Brasil e de vários países, que vêm à Escola para debates com pesquisadores, alunos e demais interessados em contribuir com os diversos temas da saúde pública. Seu objetivo é apresentar e consolidar reflexões para a realidade de saúde pública e para o sistema de ciência e tecnologia.

Em 2012, a Escola já realizou 14 sessões do Ceensp. A primeira debateu a importância dos avanços científicos recentes na questão das mudanças climáticas globais, com exposição do professor da USP Paulo Eduardo Artaxo; na segunda atividade, o médico e pesquisador Michel Odent abordou a saúde do bebê desde a sua concepção até 1 ano de vida; a terceira sessão recebeu a economista do Institut d’Études Politiques da Universidade de Grenoble (França) Célia Himelfarb, que falou do tema Crise, regionalização e globalização. O quarto encontro debateu o Índice de Desempenho do SUS (IDSUS 2012) com o diretor do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde, Hêider Aurélio Pinto, e o coordenador-geral de Monitoramento e Avaliação do MS, Afonso Teixeira dos Reis. O tema do quinto Ceensp foi Tendências da política de combate ao crack: para onde vamos?, com exposições da secretária adjunta de Saúde de São Bernardo do Campo, Lumena Furtado, do pesquisador da ONG Psicotropicus Luiz Paulo Guanabara e do jornalista e autor do livro O fim da guerra, Denis Russo Burgierman.

A sexta atividade tratou da ampliação do conceito de riscofobia, com envolvimento dos determinantes sociais da saúde, por meio das exposições do diretor executivo do Isags, José Gomes Temporão, e do pesquisador do Demqs/ENSP Luiz David Castiel. Avaliação na perspectiva da promoção da saúde e da equidade foi o tema do sétimo Ceensp, explorado pela pesquisadora da Universidad del Valle, Colômbia, e assessora da OMS em Promoção da Saúde Ligia de Salazar. A professora de filosofia e direito da Universidade de Miami Susan Haack foi a convidada da oitava edição do Centro de Estudos, e sua palestra abordou o contexto epistemológico de correlação e causalidade definido pelo epidemiologista inglês Bradford Hill.

Com o tema Ética do acesso ao diagnóstico, prevenção, cuidado e pesquisa na tuberculose e Aids, o nono encontro teve como expositores o diretor do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do MS, Dirceu Greco, e o coordenador do Programa Nacional de Controle de Tuberculose do MS, Draurio Barreira. A governança das pesquisas com células-tronco no Brasil e comparações globais foi o tema apresentado pela pesquisadora visitante do Instituto de Economia da UFRJ Liliana Acero, no décimo Centro de Estudos. Território-Escola Manguinhos: todos somos aprendizes! foi o tema da 11ª edição, com exposições da representante da Rede de Desenvolvimento Tecnológico para Território Integrado de Atenção à Saúde (Rede PDTSP-Teias) Isabela Santos, o professor da UFRJ Carlos Eduardo Aguillera Campos, o professor da USP Marco Akerman e as pesquisadoras da ENSP Sandra Venâncio e Maria Alice Pessanha. Com o tema Uma maré de conflitos ambientais na América Latina e no mundo, o 12º encontro do Ceensp trouxe o especialista em Ecologia Política e Economia Ecológica da Universidade Autônoma de Barcelona Joan Martínez Alier até a Escola.

O 13º encontro reuniu a assessora regional em Novas Vacinas da Opas/OMS, Lúcia Helena de Oliveira, o professor adjunto do Departamento de Clínica Médica da Uerj e integrante do Centro de Excelência Pro VAC da Opas/OMS, Denizar Viana, e a coordenadora substituta do Programa Nacional de Imunizações do Brasil - Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Nair Florentina Menezes, para debater a Introdução de novas vacinas em programas de imunização: critérios e desafios. Já o 14ª encontro foi especialmente dedicado a uma das revistas científicas mais importantes da área de saúde coletiva do Brasil, e, atualmente, na América Latina, com notável penetração em outras partes do mundo: Cadernos de Saúde Pública. A publicação, que surgiu há três décadas, passou a contar, desde outubro de 2012, com um novo trio de editoras: as pesquisadoras Marilia Sá Carvalho (Procc/Fiocruz), Claudia Travassos (Icict/Fiocruz) e Cláudia Medina Coeli (UFRJ). As pesquisadoras foram as expositoras convidadas para o Centro de Estudos em homenagem ao CSP. A coordenação da atividade ficou por conta do pesquisador da ENSP Carlos Coimbra Jr., que foi editor da revista durante 20 anos.

 

Centro de Estudos debate a saúde do trabalhador


Seções Relacionadas:
Centro de Estudos

Nenhum comentário para: Centro de Estudos debate a saúde do trabalhador