Busca do site
menu

Campanha sobre Aids mobiliza unidades de saúde

ícone facebook
Publicado em:09/11/2012

Campanha sobre Aids mobiliza unidades de saúdeO Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF/ENSP) será uma das unidades básicas de saúde do município do Rio de Janeiro que participarão da campanha Fique por Dentro. A atividade tem por objetivo realizar coleta de sangue para testagem de sífilis e HIV, coleta de exame ginecológico (Papanicolau), vacinação, prevenção de câncer de boca, com auxílio da Equipe de Saúde Bucal, e realizar atividades educativas de prevenção. Além do Centro de Saúde, a Clínica Victor Valla e o CSE Manguinhos - unidades que também integram o Território Escola Manguinhos - participarão da campanha. As unidades ficarão abertas das 8 às 17 horas durante todo o sábado (9/11) e contarão com a presença de vários profissionais de saúde que atenderão os pacientes. A atividade será aberta a todos os interessados.

 

De acordo com Claudia Costa, gerente do CSE Manguinhos, a dinâmica da atividade será voltada para o serviço específico que o usuário necessita. “Ao entrar na unidade, o usuário será recebido por uma equipe de recepção e será encaminhado aos serviços oferecidos de acordo com seu interesse. Teremos profissionais do CSE Manguinhos e do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Farias realizando aconselhamento e pré-testagem ao exame de sífilis e HIV, assim como fornecendo informações sobre saúde”, explicou ela.

 

Durante todo o dia, as Equipes de Saúde da Família estarão disponíveis para coleta de preventivo, que tem o objetivo de prevenir o câncer de colo de útero. Além disso, as Equipes de Saúde Bucal, que também participam da ação, irão realizar atividades educativas voltadas para a prevenção do câncer de boca e orientações gerais sobre a saúde bucal. A sala de vacinas funcionará ao longo do dia atualizando esquemas vacinais e oferecendo a vacina contra hepatite B, foco dessa campanha para a faixa etária até os 29 anos.

 

Números de HIV/Aids no Brasil

 

Segundo dados do Boletim Epidemiológico das Infecções por HVI/Aids 2011, publicação do Ministério da Saúde, os números mostram avanços no combate à doença, reflexos dos investimentos em prevenção, diagnóstico e acesso ao tratamento. Mas, por outro lado, apontam que ainda há motivo para preocupação. A infecção atinge principalmente homens, mas tem crescido com maior velocidade nas mulheres. A cada ano, surgem 35 mil novos casos da doença. Um avanço foi a queda de 41% nas taxas de transmissão mãe-bebê.

 

Outra questão apontada no boletim são públicos específicos, que têm tido comportamento diverso e ampliado o número de casos. Ao longo dos últimos 12 anos, a porcentagem de casos na população de 15 a 24 anos caiu. Entre os gays, na mesma faixa, houve aumento de 10,1%. Em 2010, para cada 16 homossexuais dessa faixa etária vivendo com Aids, havia 10 heterossexuais. Essa relação, em 1998, era de 12 para 10. Na população de 15 a 24 anos, entre 1980 e 2011, foram diagnosticados 66.698 casos de Aids, sendo 38.045 do sexo masculino (57%) e 28.648 do sexo feminino (43%). O total equivale a 11% do total de casos de Aids notificados no Brasil desde o início da epidemia que ocorre entre os jovens.


Seções Relacionadas:
Assistência Cooperação SUS

Nenhum comentário para: Campanha sobre Aids mobiliza unidades de saúde