Busca do site
menu

Inscrições para doutorado internacional até 21 de dezembro

ícone facebook
Publicado em:30/11/2012
Inscrições para doutorado internacional até 21 de dezembroEstão abertas as inscrições para o doutorado internacional Direitos Humanos, Saúde Global e Políticas da Vida, criado mediante convênio entre a Fundação Oswaldo Cruz e o Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra - Portugal. O curso, cuja titulação será concedida pelo convênio Fiocruz/CES, é estruturado com base em três temas centrais que definem desafios à saúde no mundo contemporâneo: Direitos Humanos e Saúde; Conhecimento e Justiça Cognitiva; Globalização e Políticas da Vida. O doutorado terá 20 vagas, sendo 10 oferecidas pela Fiocruz, segundo os programas participantes a partir das linhas de pesquisa, e as outras 10 pelo CES/Portugal. O doutorado internacional é coordenado no Brasil pela coordenadora-geral de Pós-Graduação da Fiocruz, Maria Cristina Guilam, e pelo diretor do CES, Boaventura Souza Santos, em Portugal. Os professores João Arriscado Nunes e Maria Helena Barros são os coordenadores adjuntos. As inscrições estão abertas até 21 de dezembro de 2012 e devem ser feitas na Plataforma Sigas Stricto Sensu.

 

A assinatura do convênio entre Fiocruz e CES ocorreu em 2010 durante a abertura do V Seminário Internacional Direito e Saúde e IX Seminário Nacional Direito e Saúde, quando Boaventura Souza Santos manifestou o desejo de elaborar um programa de doutorado com dupla titulação entre as instituições. A partir daí, Fiocruz e CES criaram comissões, lideradas pelas Vice-Presidências de Ensino, Informação e Comunicação, pela Coordenação de Pós-Graduação da Fiocruz e as unidades para formatação dos eixos temáticos da parceria.

 

O curso será organizado a partir dos programas de doutorado já existentes no CES e na Fiocruz. Na instituição portuguesa, a âncora será o programa de doutorado Governança, Conhecimento, Inovação e o Programa Pós-Colonialismos e Cidadania Global. Na Fiocruz, serão os Programas de Pós-Graduação em Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), em História das Ciências e da Saúde da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), em Saúde da Criança e da Mulher do Instituto Fernandes Figueiras (IFF/Fiocruz), em Informação e Comunicação em Saúde do Instituto de Comunicação e Informação Tecnológica (Icict/Fiocruz), em Ensino em Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), Saúde Pública do Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães (CPqAM/Fiocruz) e Saúde Pública do Centro de Pesquisa René Rachou (CPqRR/Fiocruz).

 

Inscrições para doutorado internacional até 21 de dezembroAs linhas de pesquisa do doutorado pela Fundação Oswaldo Cruz são: Desigualdades Sociais, Modelos de Desenvolvimento e Saúde; Direito, Saúde e Cidadania; Violência e Saúde; História da Saúde; Sexualidade, Reprodução, Gênero e Saúde; Informação e Comunicação em Saúde; Abordagens Educativas na Pesquisa em Saúde e Ambiente; e Políticas, Gestão e Avaliação em Saúde. Os alunos obrigatoriamente terão um orientador de cada instituição, podendo este número aumentar de acordo com a disponibilidade e necessidade do projeto de pesquisa. “Serão incentivadas as propostas de teses que pretendam realizar estudos comparativos entre Brasil e Portugal. Estabelecemos oito linhas de pesquisa e a maneira pela qual o doutorado foi formatado é única, pois envolvemos sete unidades da Fiocruz, dez linhas de pesquisa e dois programas de doutorado do CES”, afirmou Maria Helena, coordenadora do Convênio entre as instituições.

 

O curso terá início em 20 de maio de 2013, e sua concepção faz parte de uma decisão política da Presidência da Fundação Oswaldo Cruz. “Trata-se de um projeto desafiador de trabalhar em conjunto com diversos programas de pós-graduação e culturas diferenciadas. O que nos une é a possibilidade de construção, de formar pessoas que venham trabalhar com a questão do conhecimento e dos direitos humanos, aliando seus saberes às questões sociais, aos determinantes sociais da saúde e ao direito à vida. O sonho do professor Boaventura se encaixou com o nosso e, agora, se tornou realidade. Esse doutorado expressa a certeza de que vale a pena trabalhar em parceria.”

Inscrições para doutorado internacional até 21 de dezembro


Nenhum comentário para: Inscrições para doutorado internacional até 21 de dezembro