Busca do site
menu

Publicação desvenda mitos e verdades sobre as drogas

ícone facebook
Publicado em:30/10/2012

Publicação desvenda mitos e verdades sobre as drogasDrogas: mitos e verdades é o tema da segunda edição dos "Cadernos de Monitoramento Epidemiológico e Ambiental", uma série de publicações periódicas destinadas aos temas importantes da atenção básica em saúde, desenvolvida pelo Grupo de Saúde Mental do Plano de Monitoramento Epidemiológico da Área de Abrangência do Comperj. A segunda edição do "Cadernos" é organizada pelos pesquisadores Luciano Toledo e Paulo Sabroza, do departamento de Endemias Samuel Pessoa da ENSP.

 

De acordo com o coordenador do Plano de Monitoramento do Comperj, Luciano Toledo, o material é especificamente voltado para profissionais de saúde que atuam na atenção básica, com uma linguagem de fácil compreensão e desenhos do cartunista Mayrink, que auxiliam no entendimento do público-alvo. O primeiro exemplar do “Cadernos”, intitulado O que são os transtornos mentais?, abordou as noções básicas desse tipo de problema. A ideia, com o novo número, é dar continuidade ao tema.

 

“Esse caderno volta a abordar a questão dos transtornos mentais, mas agora pela vertente das drogas. Essa publicação é uma reafirmação do trabalho do Laboratório de Monitoramento Epidemiológico de Grandes Projetos de Desenvolvimento da ENSP (LabMep) e seu compromisso de contribuir para a diminuição de problemas sociossanitários na área de influência do Comperj”, afirmou.

 

A segunda edição se preocupa em desvendar os mitos e verdades das drogas, com capítulos sobre o que são as drogas, quem é vulnerável, o que significa a dependência das drogas, a síndrome da abstinência, os tipos de drogas mais comuns e as políticas de saúde pública para com o tema. Os autores são Lúcia Abelha, assessora do projeto na área de saúde mental e professora do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da UFRJ, Dartagnan Rache Rodrigues e Rodrigo Japur Duarte Tavares.

 

Ainda de acordo com Luciano Toledo, a edição estará disponível para download no Portal ENSP, o que possibilitará alcance nacional da publicação. O lançamento será na quarta-feira (31/10), em evento que reunirá o presidente da Fiocruz e membro da Comissão Brasileira sobre Drogas e Democracia, Paulo Gadelha, os vice-presidentes da Fundação, além do diretor da ENSP, Antônio Ivo de Carvalho, e o conselho deliberativo da Escola.

 

“Esse trabalho é fruto do compromisso da atual Presidência da Fiocruz com a problemática dos grandes projetos de desenvolvimento. Ele mostra a necessidade do acompanhamento de agravos considerados sensíveis à população, como as transformações socioambientais, o aumento da violência, os acidentes de transporte, a ocupação dos espaços urbanos, o consumo de drogas e demais aspectos relacionados à saúde, além das consequências que um grande projeto de desenvolvimento como o Comperj pode trazer para a região.”



Publicação desvenda mitos e verdades sobre as drogas

1 comentários
EDUARDO S. PONCE MARANHÃO
30/10/2012 22:43
Muito!Muito interessante o material produzido! Os autores professores da Ensp produzem material de divulgação com temas importantes para a atenção básica em saúde mas, não arriscam comentar e discutir o tema no Saúde em Pauta no Informe Ensp= Drogas, políticas públicas e saúde ??? Ainda está em tempo !