Busca do site
menu

Mestrado em Vigilância no RJ: inscrições abertas até 1º de março

ícone facebook
Publicado em:29/10/2012
Mestrado em Vigilância no RJ: inscrições abertas até 1º de marçoSeguem abertas, até 1º de março, as inscrições para o mestrado profissional em Vigilância em Saúde na Região Leste do Estado do Rio de Janeiro, da ENSP/Fiocruz, com 20 vagas disponíveis. O objetivo do curso é formar um quadro técnico altamente qualificado e com condições favoráveis à produção de novos conhecimentos e inovações na área da vigilância em saúde nessa região. Ela é considerada foco, pois representa um espaço geográfico com concentração de baixos números para os indicadores de condições de saúde. A formação, reconhecida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), é uma proposta de ensino integrante do mestrado profissional em Saúde Pública do Programa de Pós-Graduação da ENSP. Mais informações e bibliografia podem ser conferidas no edital.

O curso é voltado para profissionais de nível superior interessados em contribuir para a melhoria das condições gerais de vida e saúde na Região Leste do Estado do Rio de Janeiro. Entre eles, serão priorizados candidatos que possuam vínculos de trabalho com instituições atuantes na região e que exerçam atividades nas áreas da saúde, ambiente, educação, planejamento, gestão, segurança pública e desenvolvimento regional/local, conforme critérios rigidamente preestabelecidos e divulgados no edital de seleção. 

Por meio da formação, espera-se que os profissionais incorporem um instrumental de conhecimentos e técnicas que possam ser amplamente utilizados para melhor enfrentamento e equacionamento dos grandes problemas de saúde existentes na região. A coordenação do curso cabe aos pesquisadores Luciano Medeiros de Toledo, André Reynaldo Santos Périssé e Gil Sevalho, todos do Departamento de Endemias Samuel Pessoa da ENSP.

O curso será conduzido sob regime de tempo parcial e por meio de atividades predominantemente presenciais. Com duração de 24 meses, terá carga horária total de 1.530 horas, das quais 990 horas serão para atividades disciplinares, e 540 horas, para atividades de elaboração da dissertação. A grade de formação tem quatro disciplinas optativas, que poderão elevar a carga horária final para, no máximo, 1.890 horas. As atividades presenciais, de caráter eminentemente teórico-conceitual, serão desenvolvidas ao longo de 11 módulos disciplinares, um a cada mês.

Os candidatos interessados deverão preencher o formulário eletrônico de inscrição, disponível no site da Plataforma Siga. Posteriormente, o formulário deverá ser impresso, assinado e encaminhado, via correios (Sedex 10), com os documentos exigidos no edital, para o Serviço de Gestão Acadêmica da ENSP.

A seleção será realizada em três etapas: a primeira, eliminatória, consistirá de prova de conhecimentos específicos. A segunda etapa, também eliminatória, consistirá de prova de inglês. A terceira etapa, classificatória, será a análise de currículo, análise da carta de intenção e entrevistas. Todas as informações poderão ser obtidas no edital disponível na Plataforma Siga.

 


Seções Relacionadas:
Ensino

Nenhum comentário para: Mestrado em Vigilância no RJ: inscrições abertas até 1º de março