Busca do site
menu

ENSP amplia parceria em saúde mental com Espanha

ícone facebook
Publicado em:23/10/2012

A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP), por meio do Departamento de Ciências Sociais (DCS), recebeu o psiquiatra e pesquisador espanhol Manoel Desviat, importante pensador na liderança política da reforma psiquiátrica espanhola para realização de ações voltadas à formação e prática dos profissionais que atuam na área de saúde mental. Desviat, que foi consultor da Organização Mundial da Saúde (OMS) para o Brasil durante muitos anos, atualmente é editor da revista Átopos. Os pesquisadores do DCS/ENSP Nilson do Rosário Costa e Paulo Fagundes, que estão à frente da visita do psiquiatra ao Brasil, destacaram a importância da troca de experiências e as possibilidades futuras de cooperação internacional em saúde mental com a Espanha. Desviat ficará na ENSP durante esta semana, período em que a Escola lançará o livro Acciones de salud mental en la comunidad.

 

ENSP amplia parceria em saúde mental com Espanha

 

Segundo Nilson do Rosário, Manoel Desviat coordenou o processo de fechamento do hospital psiquiátrico Leganés na Espanha, além de ser responsável pela expansão da rede de atenção psicossocial. Sua produção intelectual preconiza a atenção em saúde mental comunitária, baseada em uma clínica de construção de possibilidades e subjetividades. “Essa atividade está vinculada à área de Políticas Públicas de Saúde do Programa de Mestrado e Doutorado em Saúde Pública da ENSP, que propõe o incentivo ao estabelecimento de conexões com lideranças, pensadores e pesquisadores nacionais e internacionais”, disse ele.

 

ENSP amplia parceria em saúde mental com EspanhaPara Nilson, a vinda do psiquiatra ao Brasil, especificamente à ENSP, é uma grande chance de ampliação do tema da política de saúde com ênfase na política de saúde mental. Ainda de acordo com o pesquisador, a experiência de países parecidos com o Brasil, como é o caso da Espanha, inspirou bastante as mudanças no sistema de saúde brasileiro, particularmente na organização do serviço de saúde mental do país. “A visita de Manoel Desviat fortalece nossa perspectiva estratégica para o estabelecimento de uma cooperação internacional na qual poderíamos realizar uma grande troca de experiência com a Espanha”, apontou Nilson.

 

O pesquisador Paulo Fagundes diz que é fundamental estreitar relações para uma troca positiva de experiências. “Durante sua visita ao Brasil, Manoel Desviat participará de ações voltadas à formação e prática dos profissionais que atuam em saúde mental. A primeira delas é uma visita ao Complexo do Alemão”, destacou. Na quarta-feira (24/10) pela manhã, o psiquiatra espanhol visitará, nesse local, o Centro de Atenção Psicossocial João Ferreira (Caps 3.0), que possui leitos de acolhimento. Na visita, Manoel Desviat participará de uma roda de conversa com os profissionais do Caps.

 

ENSP amplia parceria em saúde mental com EspanhaNa parte da tarde, Desviat visitará a Clínica de Saúde da Família Felipe Cardoso, também localizada no Complexo do Alemão. O psiquiatra fará uma apresentação voltada para os profissionais que atuam na estratégia de saúde da família. A saúde mental no contexto da atenção primária será o tema central de sua apresentação. Na mesma ocasião, ocorrerá o lançamento do livro Acciones de salud mental en la comunidad, de Desviat. Na quinta-feira (25/10), atividades estão programadas com os profissionais do DCS/ENSP. Pela manhã, Manoel Desviat visitará a Colônia Juliano Moreira, onde se reunirá com jovens profissionais de saúde mental que trabalham em programas de residência no Rio de Janeiro e em Niterói.

 

ENSP amplia parceria em saúde mental com EspanhaA discussão será voltada para as questões que envolvem a formação dos profissionais da área de saúde mental, não apenas os psiquiatras. Estarão presentes representantes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal Fluminense (UFF) e Secretaria Municipal de Saúde. Encerrando suas atividades, Manoel Desviat se reunirá na quinta-feira à tarde com os pesquisadores do DCS para uma oficina. “Nessa reunião, pretendemos debater, entre outros assuntos, as possibilidades de uma cooperação internacional e a análise dos sistemas de saúde, com ênfase na saúde mental, no Brasil e na Espanha. Também pretendemos fazer uma avaliação permanente do nosso processo”, definiu Paulo.



Nenhum comentário para: ENSP amplia parceria em saúde mental com Espanha