Busca do site
menu

Material para a saúde do servidor é discutido em oficina

ícone facebook
Publicado em:17/10/2012

Material para a saúde do servidor é discutido em oficinaO Centro de Estudo em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh) vem desenvolvendo, desde junho deste ano, um material de referência sobre política pública para o servidor público federal. O objetivo da ação, realizada em parceria com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), é elaborar o conteúdo didático que subsidiará a implementação da política de atenção à saúde e segurança do servidor público federal. Mais uma etapa do processo foi realizada. Uma oficina de trabalho teve o propósito de apresentar, discutir e definir, coletivamente, o contexto atual das condições de saúde, trabalho e ambiente no serviço público federal, além de debater os métodos que serão utilizados na elaboração do material de referência.

 

A atividade, realizada em agosto, contou com a presença de 25 profissionais, entre eles pesquisadores do Cesteh e de outras instituições públicas com formação nas diversas áreas de conhecimento no campo da tríade saúde, trabalho e ambiente. O projeto conta com a coordenação compartilhada de cinco pesquisadores do Cesteh – Rita Mattos, Marco Menezes, Eliana Felix, Maria Blandina Marques e Elsa Andrade –, além de representantes do Centro de Saúde do Trabalhador do Núcleo de Saúde do Trabalhador da Fiocruz (CST/NUST) e dos representantes do MPOG, Marco Perez e Samara Duetss.

 

Material para a saúde do servidor é discutido em oficina

 

Segundo o coordenador do Cesteh e também membro da coordenação do projeto, Marco Menezes, diversos temas foram estudados para a elaboração do material didático. Entre eles: Promoção da Saúde do Servidor; Novos Paradigmas para a Perícia Oficial; Relação Saúde - Trabalho - Ambiente; Saúde Mental; Assédio Moral, Siape Saúde (análise e operacionalização); Relações de Gênero e Trabalho no Serviço Público; Gestão entre outros.

 

De acordo com Marco, durante a oficina, que durou três dias, um dos pontos mais debatidos foi como obter uma construção metodológica do material que privilegie a transversalidade e a interdisciplinaridade, perpassando pela teoria e pela prática, dialogando com os diversos saberes e olhares sobre o mundo na perspectiva da saúde do trabalhador no serviço público federal. O representante do MPOG, Marco Perez, que participou ativamente da oficina, ressaltou que o projeto servirá de apoio às demais implementações do Siass, pois tem como público-alvo profissionais e gestores que atuarão na organização das unidades Siass, atualmente com 56 unidades implementadas.

 

O material será apresentado e validado para o público-alvo durante o IV Encontro Nacional de Atenção à Saúde do Servidor (Enaiss), a ser realizado em Brasília entre 24 e 25 de outubro. Ainda segundo Marco Menezes, o primeiro produto finalizado, fruto da troca de experiência dos três eventos, está marcado para março de 2013. Marco destacou também a importância de o Cesteh estar inserido neste projeto, levando sua referência de cerca de 30 anos na área de saúde do trabalhador a quem de fato irá atuar neste sentido.


Seções Relacionadas:
Parcerias

Nenhum comentário para: Material para a saúde do servidor é discutido em oficina