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Rede de Escolas debate sobre acreditação pedagógica

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Publicado em:16/10/2012
A Rede de Escolas e Centros Formadores em Saúde Pública realizou, em 11 de outubro, uma videoconferência com a École des Hautes Études en Santé Publique (EHESP) de Rennes, França. O evento discutiu a acreditação pedagógica de cursos lato sensu em saúde pública. Segundo a coordenadora da Secretaria Executiva da Rede de Escolas, Tânia Celeste, a videoconferência é um estreitamento entre a Rede e a EHESP, com vistas à formalização dos laços e à perspectiva de uma agenda compartilhada. “São laços de identidade entre a dinâmica da Rede e o referencial teórico-político com o qual a instituição de Rennes trabalha. Nele, sobressai-se a cooperação, e não a competição”, destacou. 
 
Rede de Escolas debate sobre acreditação pedagógica
 
Da equipe brasileira, estiveram reunidos os integrantes da secretaria executiva da Rede Alex Bicca, Patrícia Pol e Francisco Salazar; a coordenadora do grupo de trabalho (GT) de acreditação pedagógica, Rosa Souza; e a coordenadora da secretaria executiva da Rede, Tânia Celeste Matos Nunes. Da parte francesa, foram interlocutores o responsável pelo desenvolvimento pedagógico da EHESP, Arnold Magdalaine, e o responsável pelo Centro de Aperfeiçoamento e Melhoria da Qualidade, Christian Chauvigné.
 
A acreditação pedagógica é um sistema que visa à melhoria da qualidade dos cursos desenvolvidos pelas escolas e centros formadores. O objetivo é estabelecer coletivamente um sistema, a partir dos atores envolvidos, que valorize a cooperação, e não o ranqueamento. “Esse sistema deve ser implementado nas escolas que estejam preparadas para recebê-lo, ou seja, a adesão é voluntária”, explica a coordenadora do GT Acreditação Pedagógica da Rede de Escolas, Rosa Souza. Para ela, o modelo desenvolvido pela EHESP é muito próximo ao que está sendo discutido pela Rede. “Esse modelo prioriza a qualidade da formação em saúde pública e vai além da simples avaliação”, pondera.
 
O que facilitou a reunião entre os dois grupos, de acordo com Tânia Celeste, foi o trabalho desenvolvido durante 12 meses pelo GT da Rede. No encontro virtual, foi possível revisar as etapas realizadas até o momento e apontar desdobramentos futuros, como a estruturação de uma agência acreditadora e a formação de acreditadores, além da rearticulação da cooperação entre a Rede e EHESP e o ajuste de uma agenda comum para o primeiro semestre de 2013.
 
Pioneirismo         
                                  
Para a coordenadora da Rede, o trabalho é pioneiro e valorizará muito os cursos lato sensu no Brasil. “Esse tema é tão caro à estruturação do sistema de saúde pública brasileiro e foi tema dos dois últimos encontros nacionais das escolas da Rede, ocorridos em dezembro de 2010 e em maio de 2011.”
 
Segundo Rosa Souza, os cursos lato sensu continuam a se expandir largamente no país. ”Existe um vácuo em relação à qualidade dos processos formativos que poderão ser preenchidos com essa iniciativa”, exemplifica.

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