Busca do site
menu

Mestrado em CT&I em Saúde: inscrições até 12/11

ícone facebook
Publicado em:24/10/2012

Mestrado em CT&I em Saúde: inscrições até 12/11Até 12 de novembro, estão abertas as inscrições para o processo seletivo destinado ao Mestrado Profissional em Política e Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde 2013. Em sua sexta edição, o curso objetiva responder à necessidade de qualificar os profissionais das instituições públicas de referência do sistema nacional de inovação em saúde frente às mudanças necessárias no padrão de gestão vigente nestas organizações. A chamada é destinada a profissionais de nível superior que atuem na gestão, indicados pelas seguintes instituições de CT&I em Saúde: Fiocruz, Inca, Into, SCTIE/MS, Secretaria de Estado de Saúde/RJ e Instituto Vital Brasil, cuja participação conte com apoio institucional. Ao todo, estão disponíveis 35 vagas, e as inscrições devem ser feitas por meio da plataforma Siga SS.

 

O mestrado profissional em Política e Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde da ENSP tem por objetivo capacitar gestores para a formulação e implementação de novas políticas e mecanismos de gestão nas instituições de Ciência, Tecnologia, Inovação e Produção em Saúde (CT&I). O curso estimula a geração de conhecimentos e de inovações, além de sua aplicação no desenvolvimento econômico e social.

 

O curso é coordenado pelos pesquisadores da ENSP Carlos Gadelha - atual secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (SCTIE) do Ministério da Saúde -, José Maldonado e Javier Uribe. Segundo Gadelha, nenhum profissional sai do curso sem saber o que é o sistema de ciência e tecnologia, o que é o SUS, os conceitos de inovação. Por meio de textos originais, os alunos trabalham inicialmente a parte teórico-conceitual de CT&I, seguida por um bloco mais gerencial voltado para a questão de planejamento, da gestão da inovação, da gestão do conhecimento. Por fim, uma reflexão mais crítica, envolvendo as propostas de intervenção sobre o sistema.

 

A primeira turma do curso teve início em 2002, com 100% de aproveitamento nas defesas entregues. As turmas seguintes foram abertas em 2004, 2007, 2009 e 2010, incorporando profissionais da Fiocruz, do Instituto Nacional de Câncer (Inca), do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), do Instituto Nacional de Cardiologia (INC) e de diversos departamentos do Ministério da Saúde. Ainda segundo o coordenador do curso, Carlos Gadelha, essa iniciativa tem apresentado impacto significativo na atuação dos gestores, constituindo um campo permanente de inovações e debates da política de CT&I em Saúde e do papel das instituições no desenvolvimento do sistema nacional de inovações.

 

Clique aqui e confira o edital completo do Mestrado Profissional em Política e Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde 2013.


Seções Relacionadas:
Ensino

Nenhum comentário para: Mestrado em CT&I em Saúde: inscrições até 12/11