Busca do site
menu

ENSP participa de debates internacionais sobre tabaco

ícone facebook
Publicado em:11/10/2012

ENSP participa de debates internacionais sobre tabacoA pesquisadora visitante do Departamento de Epidemiologia e Métodos Quantitativos da ENSP Vera Luiza da Costa e Silva irá representar a Escola em eventos internacionais na Suíça, Inglaterra, Espanha e Bósnia sobre o tabaco. Serão aproximadamente 30 dias. Vera é especialista no tema e participou de muitas pesquisas a respeito do cigarro. Uma delas avaliou o uso de sabores e sua influência na iniciação e no processo de conversão do iniciante em fumante regular. Além disso, apontou que os estudantes que optavam por marcas de cigarros com sabor e odor consumiam maior número de cigarros e com maior frequência. Dessa forma, portanto, mais propensos a desenvolverem dependência à nicotina. A pesquisadora trabalha ainda com a questão da prevenção das doenças crônicas não transmissíveis e os determinantes sociais da saúde, ambos utilizando o tabagismo como exemplo, e pretende tomar parte nos eventos promovendo a troca de experiências brasileiras no cenário internacional.

 

“O Brasil é o maior exportador e o segundo maior produtor de tabaco do mundo. Isso requer que o tema seja incorporado à discussão das implicações que o consumo do tabaco, em todas as suas formas, tem para a saúde, como também os impactos econômico, social e ambiental”, destacou Vera. A pesquisadora, que coordena com o chefe do Departamento de Epidemiologia e Métodos Quantitativos (Demqs/ENSP), Luiz Antonio Bastos Camacho, a disciplina do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da ENSP intitulada Prevenindo doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs): tabaco, álcool, hábitos alimentares e atividade física – também oferecida como curso lato sensu para a Escola de Governo em Saúde e na modalidade curso de inverno para o Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública –, afirma que essa questão precisa ser muito debatida, principalmente no cenário mundial.

 

Na luta pelo amplo debate do tabagismo, Vera Luiza participará de alguns eventos. O primeiro deles acontecerá em Genebra, Suíça, quando haverá uma reunião acerca das estratégias de regulação do tabaco sob a organização da Organização Mundial da Saúde (OMS). Tobacco Product Regulation Strategizing Meeting acontecerá entre os dias 11 e 12 de outubro. A pesquisadora apoiará atividades no Departamento de Controle do Tabagismo da Organização Mundial da Saúde (TFI/OMS). Ela participará do evento e trabalhará ainda em outros temas como: capacidade nacional, interferência da indústria fumageira e Dia Mundial sem Tabaco.

 

De 18 a 23 de outubro, a pesquisadora participará de visitas a dois Centros de Educação a Distância e um Centro de História da Saúde Pública, todos em Londres, Inglaterra. Segundo Vera, o National Centre for Smoking Cessation and Training e o Open University (ambos Centros de EAD) serão visitados como parte do plano de trabalho – recursos alocados para este fim obtidos pela American Cancer Society – com o intuito de preparar um curso de especialização em tabagismo. Ele será em parceria com o EAD/ENSP e direcionado aos gestores municipais do Sistema Único de Saúde (SUS), além de ajudar no desenvolvimento da Comunidade de Práticas para Fiscais da Vigilância Sanitária.

 

ENSP participa de debates internacionais sobre tabacoDe acordo com Vera, a visita ao Centro de História da Saúde Pública History of Modern Biomedicine Research Group objetiva colher informações e metodologias sobre o Seminário de Testemunhas ou Witnesses Seminar, como parte do projeto Resgate da História do Controle do Tabagismo no Brasil – em fase de planejamento com a Casa de Oswaldo Cruz, também unidade técnico-científica da Fiocruz. Outra contribuição de Vera Luiza será a participação no II Congresso Ibero-americano de Direito Sanitário em Sevilha, Espanha, a ser realizado entre os dias 25 e 26 de outubro. A pesquisadora, na mesa Produção legislativa para o controle de doenças crônicas não transmissíveis na Região Ibero-americana, abordará o tema A importância jurídica e sanitária da Convenção Quadro para o Controle do Tabaco da Organização Mundial da Saúde.  Segundo Vera, esta visita faz parte de uma parceria da ENSP com o Programa de Direito Sanitário da Fiocruz Brasília.

 

Por fim, entre os dias 5 e 6 de novembro, Vera irá para Sarajevo a fim de participar do Tobacco Control Conference Bosnia and Herzegovina. A pesquisadora tomará parte na segunda sessão, O desafio do controle do tabaco: histórias de sucesso. “Nesta visita, realizarei atividades com os técnicos do Ministério da Saúde da Bósnia. Farei sugestões de potenciais estratégias de implementação de programa em um país que tem uma das mais altas prevalências de tabagismo no mundo – uma terra de muitos fumantes”, apontou ela.



Nenhum comentário para: ENSP participa de debates internacionais sobre tabaco