Busca do site
menu

ENSP abre nova convocação para mestrado na Argentina

ícone facebook
Publicado em:10/10/2012

ENSP abre nova convocação para mestrado na ArgentinaA Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP) e a Administración Nacional de Laboratorios e Institutos de Salud da Argentina (Anlis) abriram uma nova convocação para a segunda turma do mestrado em Epidemiologia em Saúde Pública na Argentina. A nova convocatória oferecerá cinco vagas, e as inscrições podem ser feitas até o dia 7 de janeiro de 2013. O curso é coordenado na ENSP pelas pesquisadoras Aline Nobre e Letícia Cardoso. As aulas serão ministradas na Argentina, com a ida dos docentes da ENSP ao país, em módulos de uma semana por mês, com carga horária de 40 horas.

De acordo com Aline Nobre, espera-se manter o bom desempenho da primeira turma de mestrado, que formou 14 mestres em 2011. Os temas abordados nas dissertações serão os seguintes: doença de Chagas, tuberculose, HIV/Aids, hipertensão em adolescentes, doenças cardiovasculares, risco teratogênico, adaptação de escala psicométrica, dermatofitoses, avaliação de programa de cuidados farmacológicos e de desparasitação massiva.

“Nossa expectativa é manter o padrão de qualidade da primeira turma e atrair um bom número de profissionais para esta seleção. Os alunos terão orientação dos docentes da Escola, mas também um coorientador em seu país. Pretendemos, ainda, buscar parceiros em outros programas e unidades da Fiocruz, como o Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas (Ipec) e o Instituto Fernandes Figueira (IFF), para auxílio nas orientações dos alunos de acordo com o projeto que apresentarem na entrevista”, anunciou Aline.

De acordo com Letícia Cardoso, a experiência da primeira turma já leva as coordenadoras a definirem uma peculiaridade do curso na Argentina: o perfil dos alunos. “O perfil dos alunos argentinos é diferente dos daqui, pois todos já são ligados ao Ministério da Saúde. Portanto, possuem idade superior e trabalharão em função de alguma demanda do serviço”, afirmou. Para ela, essa característica dá o tom de mestrado profissional ao curso que titula como acadêmico. “Isso é uma curiosidade, pois, apesar de titular como mestrado acadêmico, formamos profissionais que desenvolverão projetos para o serviço e responderão a demandas e necessidades do seu trabalho”, concluiu.

O resultado final do processo seletivo estará disponível no dia 5 de fevereiro de 2013 na página eletrônica da Anlis.

 


Seções Relacionadas:
Ensino ENSP Internacional

Nenhum comentário para: ENSP abre nova convocação para mestrado na Argentina