Busca do site
menu

ENSP comemora 30 anos do curso de saúde mental

ícone facebook
Publicado em:10/10/2012

Criado na ENSP em 1982, o curso de Especialização em Saúde Mental e Atenção Psicossocial foi pioneiro na formação de quadros para a reforma psiquiátrica brasileira e ajudou a construir conceitos e políticas para essa área. Na intenção de celebrar as três décadas de curso, a Escola Nacional de Saúde Pública recebe o psiquiatra italiano Ernesto Venturini, que irá proferir a palestra Saúde Mental e Direitos Humanos: o crime louco. O evento, coordenado pelo pesquisador Paulo Amarante, acontecerá no dia 11 de outubro, às 9h30, no salão internacional da ENSP. A atividade será aberta aos interessados, com transmissão ao vivo pela internet.

 

Internacionalmente reconhecido por seu engajamento pela luta antimanicomial em seu país de origem, Venturini também irá promover, durante o evento, o lançamento do seu último livro O Crime Louco. Participam ainda da atividade, o coordenador da Área Técnica de Saúde Mental do MS, Roberto Tykanori, e o ex-coordenador, Pedro Gabriel Delgado, que também foi coordenador do curso de Saúde Mental da ENSP, além de Marta Zappa e Maurício Lougon, também ex-coordenadores do curso.

 

Uma estratégia política de formação

 

O curso de Especialização em Saúde Mental e Atenção Psicossocial nasceu a partir de um convênio da Escola Nacional de Saúde Pública com a Colônia Juliano Moreira em 1982. O objetivo era formar profissionais voltados para uma nova concepção e transformação do modelo psiquiátrico – predominantemente exilar. “Era um modelo bastante diferenciado do que temos hoje, com muitas denúncias de violência e maus-tratos. Começamos a formar profissionais que fizessem algo diferente. O curso foi uma estratégia política de formação”, admitiu Paulo Amarante, coordenador desde os anos 1990.

ENSP comemora 30 anos do curso de saúde mental

Atualmente, o curso de Saúde Mental da ENSP atua de forma descentralizada, formando profissionais de todo o país, com turmas em Campo Grande (Mato Grosso do Sul), Curitiba e Cascavel (Paraná), Palmas (Tocantins), Vitória (Espírito Santo) e Manaus (Amazonas). “Realizamos o curso no formato descentralizado para atendermos à demanda regional. Também temos alunos de outras cidades no Rio de Janeiro e possuímos uma orientação política, de forma que temos ex-alunos coordenadores de áreas da saúde mental da rede municipal e estadual, além da criação de diversas linhas de pesquisa. Temos uma história de formação de quadros Brasil afora. Não queremos uma reforma psiquiátrica no sentido do serviço apenas. Temos de mudar a relação que a sociedade tem com as pessoas consideradas com transtorno mental. Esse é o nosso desafio”, disse.

 

Ernesto Venturini

 

Ernesto Venturini é psiquiatra, colaborador de Franco Basaglia no processo de desinstitucionalização na Itália, desde o princípio, em Gorizia e em Trieste. Contribuiu ativamente para o êxito da lei da reforma psiquiátrica na Itália. Foi diretor do Departamento de Saúde Mental em Imola e desempenhou papéis de responsabilidade na Saúde Pública na Região Emilia Romagna. É colaborador de universidades italianas e internacionais e autor de alguns livros sobre psiquiatria e reforma psiquiátrica. Cooperou com a OMS (WHO) em alguns países da África. Como assessor da Opas para a América Latina, acompanhou a reforma psiquiátrica brasileira desde 1992.

 



Nenhum comentário para: ENSP comemora 30 anos do curso de saúde mental