Busca do site
menu

Edição dupla da Radis traz balanço da Rio+20

ícone facebook
Publicado em:02/10/2012

Edição dupla da Radis traz balanço da Rio+20A nova edição da revista Radis já está on-line no Portal da Escola. O número 121, de outubro, faz um grande apanhado de todas as discussões realizadas no período da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, realizada de 13 a 22 de junho de 2012, no Rio de Janeiro. A edição dupla, com 48 páginas, unificou dois meses da publicação, em virtude da greve ocorrida na Fiocruz durante o mês de agosto. O editorial destaca que o evento oficial da Rio+20 foi encerrado sem alcançar seus objetivos.
 

“Sem dúvida, a Cúpula dos Povos foi o que de melhor aconteceu na Conferência. Ela produziu seu próprio documento de consenso entre centenas de organizações, sem concessões à espoliação conduzida pelo mercado e pelo capital, e o entregou oficialmente às Nações Unidas ao final da conferência”, analisa, no editorial, o coordenador do Programa Radis, Rogério Lannes Rocha. 
 
Entre os temas eleitos estão uma reportagem com o sociólogo Boaventura de Sousa Santos; uma crítica aos diálogos oficialmente promovidos pela organização do evento, que foram considerados controlados e sem autonomia; e os impasses no processo de construção e aprovação do documento oficial da Rio+20, intitulado O futuro que queremos, considerado pouco ambicioso por ambientalistas e demais representantes da sociedade civil.  
 
“Nossa reportagem registrou a movimentação dos delegados no Riocentro, entrevistou pensadores convidados para debates na cidade, identificou e ouviu análises sobre os pontos mais sensíveis em discussão. Da quebradeira de coco maranhense, ou do sociólogo português à ativista indiana, ou ao especialista americano em armas nucleares”, explica Lannes.
 
A nova edição também traz entrevistas com a geóloga Lúcia Ortiz, integrante do Grupo de Articulação da Cúpula dos Povos e representante da organização Amigos da Terra, entidade que atua na promoção de direitos humanos, cidadania e desenvolvimento, e com o economista norte-americano Jeffrey Sachs, considerado uma das vozes dissonantes ao fim da Rio+20 por se considerar satisfeito com o resultado da negociação entre os países.
 
Conheça a revista Radis
 
Radis (Reunião, Análise e Difusão de Informações sobre Saúde) é um programa nacional de jornalismo em saúde pública ligado à ENSP/Fiocruz. Criado em 1982, o Programa Radis publicou, durante 20 anos, as revistas Súmula, Tema e Dados. De 1986 a 1993, publicou também o jornal tabloide Proposta - Jornal da Reforma Sanitária, que, a partir de 1994, passou a se intitular Jornal do Radis
 
Em 2002, o programa lançou a revista Radis, em substituição a todas as publicações anteriores. Mensal, com capa colorida e maior flexibilidade editorial e gráfica, a Radis incorpora as qualidades e funções das publicações anteriores e proporciona um salto qualitativo na prática jornalística em saúde.
 
No fim de 2011, entrou no ar o novo site da revista Radis. Após uma década na internet, o site do programa mudou e, hoje, traz novas áreas e mais conteúdos para ampliar o debate na área de comunicação e saúde. A versão da edição impressa da revista está disponível em PDF. Entre outras novidades, o site permite que os leitores enviem sugestões de pauta pela internet e dá acesso ao perfil da revista no Facebook. A revista é enviada para todo o país, e a cessão da assinatura é gratuita.

Seções Relacionadas:
Divulgação Científica Radis

Nenhum comentário para: Edição dupla da Radis traz balanço da Rio+20