Busca do site
menu

Alimentação e nutrição: cursos em EAD com inscrições abertas

ícone facebook
Publicado em:27/09/2012

Os cursos de especialização em Alimentação e Nutrição na Atenção Básica Gestão da Política Nacional de Alimentação e Nutrição, oferecidos pela ENSP, na modalidade a distância, estão com inscrições abertas para alunos até o dia 9 de novembro. Os cursos são desenvolvidos em parceria com a Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição, do Departamento de Atenção Básica, da Secretaria de Atenção à Saúde, do Ministério da Saúde (CGAN/DAB/SAS/MS), com total de 200 vagas disponíveis em cada um deles.

 

O curso de Alimentação e Nutrição na Atenção Básica visa qualificar a atuação dos profissionais quanto ao desenvolvimento de ações de Alimentação e Nutrição no âmbito da Atenção Básica no Sistema Único de Saúde (SUS). Os interessados em concorrer a uma de suas 200 vagas devem preencher a ficha de inscrição aqui.  

 

Seu público-alvo são os profissionais atuantes na Atenção Básica (AB) no SUS, como os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf), equipes de Saúde da Família, AB tradicional e AB indígena, priorizando os que são preceptores do Programa de Educação para o Trabalho em Saúde (PET Saúde). Além deles, os profissionais atuantes na gestão federal, estadual ou municipal de alimentação e nutrição ou de AB no SUS, docentes de cursos de graduação em nutrição (públicos ou privados, priorizando os cursos públicos); docentes de outros cursos de graduação da área da saúde; preceptores/tutores de residências multiprofissionais em saúde (como saúde da família e saúde coletiva; profissionais atuantes na gestão ou assistência em outros âmbitos do SUS; e ainda profissionais nutricionistas não atuantes no SUS.

 

O curso está estruturado em cinco unidades pedagógicas, com carga horária total de 420 horas, tendo 2 (dois) momentos presenciais em (32 horas) e demais momentos a distância (368 horas). O primeiro momento presencial será realizado ao final do sexto mês do curso e o segundo momento no último mês do curso, com objetivo da defesa do trabalho de conclusão. O início das atividades ocorrerá em março de 2013. O local onde cada aluno deverá comparecer para participar dos encontros presenciais, a princípio, é Brasília ou Rio de Janeiro. 

 

Já o curso de Gestão da Política Nacional de Alimentação e Nutrição tem como objetivo qualificar a atuação dos profissionais quanto à gestão da Política Nacional de Alimentação e Nutrição (Pnan) no Sistema Único de Saúde (SUS) no âmbito da União, estados e municípios. Os interessados em concorrer a uma de suas 200 vagas devem preencher a ficha de inscrição aqui

 

Ele é voltado para os profissionais atuantes na gestão federal, estadual ou municipal de alimentação e nutrição do SUS; profissionais atuantes na gestão federal, estadual ou municipal de outras áreas do SUS, como atenção básica, atenção de média e alta complexidade, vigilância em saúde e outros; profissionais atuantes na gestão de serviços de saúde, entre elas Unidades Básicas de Saúde, hospitais, policlínicas e outros; docentes de cursos de graduação em nutrição, tanto públicos quanto privados, priorizando os docentes de cursos públicos; docentes de cursos de graduação da área de saúde; preceptores/tutores de residências multiprofissionais em saúde; e profissionais atuantes na assistência à saúde no SUS. 

 

O curso está estruturado em cinco unidades pedagógicas, com carga horária total de 420 horas, tendo 2 (dois) momentos presenciais em Brasília e demais momentos a distancia (368 horas). O primeiro momento presencial será ao final do sexto mês do curso e o segundo momento no último mês do curso, com objetivo da defesa do trabalho de conclusão de curso. O início das atividades ocorrerá em março de 2013. Em fevereiro de 2013, antes do início das atividades, será promovida uma semana de adaptação dos alunos ao ambiente virtual de aprendizagem.


Seções Relacionadas:
Educação a Distância Ensino

Nenhum comentário para: Alimentação e nutrição: cursos em EAD com inscrições abertas