Busca do site
menu

Seminário busca valorização da diversidade brasileira

ícone facebook
Publicado em:17/09/2012
Seminário busca valorização da diversidade brasileiraCom o objetivo de reconhecer e valorizar a diversidade, além de proteger e promover as artes e expressões culturais, o Ministério da Cultura (MinC) e a Fundação Oswaldo Cruz iniciaram, nesta segunda-feira (17/9), o evento Seminário e Oficina Nacional de Indicação de Políticas Públicas para Cultura e Comunicação. O primeiro dia do encontro, que vai até o dia 19/9, reuniu negros, indígenas, intelectuais, ativistas, pessoas com deficiência, pessoas em sofrimento mental, mulheres, representantes do movimento LGBT, do governo federal, ribeirinhos e segmentos organizados de rádio, televisão, audiovisual e internet para contribuir na proposição de ações de comunicação para a cultura, que resultarão no Programa Comunica Diversidade, do MinC. 
 
A Fiocruz participa do seminário por meio do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (Laps) da ENSP, que, em parceria com o Ministério, promoveu uma inovação fundamental para a temática da loucura e cultura em 2007: o Projeto Loucos pela Diversidade (MinC e ENSP/Fiocruz). A iniciativa é uma nova forma de pensar e fazer as políticas de saúde mental e a participação social, principalmente dos usuários, e de discutir e realizar a intervenção cultural, transformando o imaginário social sobre a loucura.
 
Presente na abertura do seminário nesta segunda-feira, o coordenador do Laps/ENSP, Paulo Amarante, afirmou que a ideia do evento é justamente contribuir para a constituição de uma cultura contra-hegemônica que contemple e prestigie a diversidade. “Fomos convidados pela parceria com o Loucos pela Diversidade para pensar em políticas alternativas que priorizem a parcela da população formada por negros, indígenas, pessoas com deficiência, pessoas em sofrimento mental, do movimento LGBT e várias outras. No primeiro dia, reunimos mais de 80 lideranças comunitárias para pensar na construção de propostas e debatê-las com os gestores nos demais dias do evento”, explicou.
 
Seminário busca valorização da diversidade brasileira
 
As ações do Plano Nacional de Cultura serão desdobradas em um programa de iniciativas de comunicação para a cultura. Essas propostas, por sua vez, debaterão o fortalecimento da função do Estado na institucionalização das políticas culturais e promoverão o intercâmbio de experiências e ações coletivas entre diferentes segmentos da população, grupos de identidade e expressões culturais, além de universalizar o acesso dos brasileiros à arte e à cultura.
 
Oficina do Comunica Diversidade  Construindo Ações
 
Nos dias 18 e 19, no Hotel Scorial, será realizada a Oficina do Comunica Diversidade  Construindo Ações. Na ocasião, a sociedade civil e representantes de órgãos governamentais estarão reunidos em grupos de trabalho para debater as estratégias, promover o diálogo e o compartilhamento de experiências. Também faz parte da atividade identificar ações para o Programa Comunica Diversidade que colaborem no cumprimento do Plano Nacional de Cultura, em especial ao atendimento da Meta 45. Essa meta beneficia comunidades e povos tradicionais, culturas populares, indígenas, mulheres, negros e negras e outros grupos em situação de invisibilidade social, com a criação de uma política pública de comunicação para a cultura.
 
 
"No dia 18 de setembro, o secretário nacional de Políticas Culturais do Ministério da Cultura, Sérgio Mamberti, e a deputada federal Luiza Erundina estarão presentes para discutir as propostas de apoio às mídias alternativas com os movimentos sociais e culturais ligados à diversidade cultural. Também serão convidados pesquisadores e instituições da sociedade civil organizada que atuam como produtores, conhecedores e disseminadores de cultura das cinco regiões do Brasil que desenvolvam ações e atividades ligadas à temática de comunicação para a cultura", revelou Amarante.


Nenhum comentário para: Seminário busca valorização da diversidade brasileira