Busca do site
menu

Grupo de Idosos do Centro de Saúde se apresenta nos 58 anos da ENSP

ícone facebook
Publicado em:13/09/2012

Os idosos do Programa de Atenção à Saúde do Idoso (Pasi), desenvolvido pelo Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria da ENSP, se apresentaram na quarta-feira (12/9) no Festival Prata da Casa, uma atividade lúdica e educacional que ocorre anualmente no aniversário da Escola. Em uma performance de dança sênior, voltada para pessoas com mais de 60 anos, o grupo de idosos mostrou o que aprende durante os encontros do Pasi. O Programa desenvolve atividades físicas e psicológicas para os idosos independentes e autônomos das comunidades no entorno da Fiocruz e promove a integração dessa população com a comunidade.

 

Criado em dezembro de 1995, o Pasi funciona como um catalisador, favorecendo a interação dos participantes e estimulando o desenvolvimento de soluções próprias e específicas para seus problemas. Ao promover o resgate da autoestima e do controle do seu próprio tempo e da sua própria vida, o Pasi se firma como um espaço que se traduz em sentimento de pertencimento, referência e apoio emocional e permite a troca de experiências de forma aberta e sem restrições.

 

Os encontros do grupo ocorrem três vezes por semana (de segunda a quarta), das 13 às 16 horas, no próprio Centro de Saúde. Entre as atividades desenvolvidas estão aulas de educação em saúde, dança, palestras, atividades de estimulação cognitiva e de psicomotricidade, canto coral, grupo de convivência social e psicológica, e oficinas de artesanato. Segundo o coordenador do grupo, o médico Carlos Bizarro, “as atividades desenvolvidas com os idosos são promotoras de saúde e buscam dar visibilidade aos dois lados, ou seja, mostrar para a comunidade que estamos no mesmo espaço, somos vizinhos, e podemos contar uns com os outros. Isso significa a ampliação do conceito de território”.

 

Coordenador do grupo há dois anos, Carlos explicou que, nos dez primeiros anos de existência, o Pasi era formado apenas por voluntários. Atualmente, sua força de trabalho conta com 80% de funcionários do Centro de Saúde e 20% de bolsistas. Ao longo do ano, o Centro de Saúde também promove atividades voltadas para os idosos, como a Semana do Idoso, na qual são realizadas atividades como: práticas corporais, palestras, dinâmicas e música.


Seções Relacionadas:
58 anos ENSP

Nenhum comentário para: Grupo de Idosos do Centro de Saúde se apresenta nos 58 anos da ENSP