Busca do site
menu

Paulo Buss receberá prêmio Abraham Horwitz

ícone facebook
Publicado em:11/09/2012

Paulo Buss receberá prêmio Abraham HorwitzO ex-presidente da Fundação Oswaldo Cruz, atual diretor do Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris/Fiocruz) e presidente da Federação Mundial de Associações de Saúde Pública, Paulo Buss, receberá, em 17 de setembro, o Prêmio Abraham Horwitz pela Excelência na Liderança em Saúde Pública das Américas 2012. O prêmio visa honrar líderes da saúde pública cuja criatividade, compromisso e contribuições para a saúde pública estimulam melhorias em âmbito regional nas Américas. O prêmio será entregue na abertura da Conferência Pan-Americana da Saúde, em Washington, nos Estados Unidos.

Buss foi comunicado em carta oficial assinada pela ministra da Saúde de El Salvador, Maíra Isabel Rodríguez: “Paulo Buss exerceu liderança no exercício da saúde pública nas áreas de educação e de desenvolvimento científico e tecnológico. Ele tem sido capaz de estender a sua ação à cena internacional com a cooperação Sul-Sul, que visa ao desenvolvimento de sistemas de saúde em países em desenvolvimento, especialmente na América Latina e na África”.

 

Para Buss, além de representar um reconhecimento pessoal, o prêmio é, na verdade, a valorização do trabalho institucional da Fiocruz. “Isolado, ninguém faz nada. Faço parte de um coletivo que é a Fiocruz, que tem dado respostas brilhantes na cooperação internacional em saúde”, afirma. Ele lembra que a cooperação internacional é uma tradição na Fiocruz e foi priorizada a partir do início da gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2002, com uma presença muito forte da saúde na política externa.

 

“A Fiocruz respondeu a essa prioridade e passamos a trabalhar com o conceito de 'cooperação estruturante em saúde', que procura romper com a relação 'doador-recipiente', e a cooperação vertical baseada em 'projetos', por uma cooperação de 'parceiros' e procurando fortalecer o sistema de saúde como um todo e a formação de recursos humanos, mesmo quando atuando especificamente sobre um tema, sempre em concordância com o país ou instituição parceira”, conta Buss. Ele é o sexto brasileiro homenageado desde 1978. Em 2011, o pediatra e especialista nas áreas de saúde global e controle de doenças tropicais negligenciadas, Peter Jay Hotez, dos Estados Unidos, recebeu o prêmio.


Fonte: Fiocruz Brasília
Seções Relacionadas:
Notícias da Fiocruz Prêmios

Nenhum comentário para: Paulo Buss receberá prêmio Abraham Horwitz