Busca do site
menu

Ministros integrantes da Unasul se reúnem no Peru

ícone facebook
Publicado em:06/09/2012
Reunião do Conselho de Saúde da União de Nações Sul-Americanas (Unasul), a ser realizada na quinta-feira (6/9), em Lima, no Peru, pretende avaliar o desempenho, nos últimos meses, das ações pactuadas e debater projetos de parcerias. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, estará presente na reunião da Unasul, instância destinada a promover a integração regional das políticas de saúde dos países latinos da América do Sul. No encontro, que é realizado a cada seis meses, Padilha apresentará os avanços do Brasil em relação às metas definidas nas últimas reuniões e debaterá o andamento de projetos conjuntos.
 
Os ministros de 12 países sul-americanos membros da Unasul (Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Suriname, Uruguai, Venezuela e Brasil) discutirão, entre outros assuntos, a avaliação do desenvolvimento do Plano Quinquenal de 2010–2015 do Conselho, pactuado em 2010, cujo objetivo é nortear as ações da entidade na área da saúde. Sob o seu marco estão todas as ações empreendidas pelo Conselho.
 
Integração – A Unasul destina-se a alinhar as políticas dos países latinos da América do Sul em diversas áreas, como a saúde. Para deliberar sobre o tema, foi criada, em 2008, o Conselho de Saúde formado pelos ministros de cada Estado participante. O Conselho é composto por um comitê coordenador, cinco grupos técnicos (o Brasil coordena a área de recursos humanos), cinco redes, coordenada pela ENSP, e pelo Instituto Sul-Americano de Governo em Saúde (Isags).
 
A atuação do Conselho é orientada por cinco temáticas prioritárias nas áreas de saúde – vigilância; sistemas universais; acesso universal a medicamentos; promoção da saúde; e determinantes sociais – e ainda pela gestão e desenvolvimento de recursos humanos, definidas no Plano Quinquenal.
 
Parceria – Entre as ações prioritárias, está o Isags, com sede no Rio de Janeiro, que é responsável por promover o intercâmbio e inovação no campo da política e governança em saúde. O Instituto trabalha para fortalecer as melhores práticas e evidências que qualificam a gestão, fornecendo apoio técnico às instituições governamentais da área da saúde.
 
Durante a reunião também será lançado o livro Sistema de saúde na América do Sul: desafios para a universalidade, a equidade e a integralidade, elaborado pelo Instituto como resultado de trabalho de investigação conjunta dos países-membros. 
 
O Conselho é responsável pela criação e organização de redes ligadas à área da saúde, como: Institutos Nacionais de Saúde (Rins), Internacional de Escolas Técnicas de Saúde (Rets), Institutos Nacionais do Câncer (Rinc) e de Escola de Saúde Pública (Resp), que está sob a responsabilidade da ENSP e tem o seu diretor, Antônio Ivo de Carvalho, como coordenador. Todas essas redes são coordenadas pelo Brasil. A Rede de Assessorias de Relações Internacionais/Cooperação Internacional em Saúde (Redssur-Oris) também está designada ao Conselho.


Nenhum comentário para: Ministros integrantes da Unasul se reúnem no Peru