Busca do site
menu

Brasil e EUA ampliam intercâmbio científico no âmbito do Ciência Sem Fronteiras

ícone facebook
Publicado em:05/09/2012

O programa Ciência Sem Fronteiras já iniciou o envio de bolsistas brasileiros para as universidades dos Estados Unidos, enquanto o Brasil receberá parte dos estudantes norte-americanos – graduação, pós-graduação, doutorado – e cientistas que serão enviados pelos EUA para os países da América Latina.

 

O intercâmbio entre os dois países está na pauta da feira realizada pela organização Education USA nesta semana, em São Paulo. Essa instituição trata da concessão de bolsas de estudos nos Estados Unidos e mantém escritórios no Brasil, em parceria com universidades e outras instituições educacionais, sob a coordenação da Comissão Fulbright do Rio de Janeiro e com apoio da Seção de Educação e Cultura (Bureau of Education and Cultural Affairs - ECA), do Departamento de Estado dos Estados Unidos.
 
Nesta segunda-feira, 3/9, ao comentar o Programa Tecnologia da Informação Maior, lançado em agosto, a presidente Dilma Rousseff disse que o desafio brasileiro é erradicar a pobreza e, ao mesmo tempo, produzir ciência e tecnologia, agregando valor à produção. "Esse é o caminho para o Brasil chegar à economia do conhecimento e se encaminhar cada vez mais para ser uma grande nação", ressaltou ela, no programa semanal de rádio Café com a Presidenta.
 
Bolsas
 
As bolsas de estudo do Ciência sem Fronteiras são oferecidas nas seguintes categorias e quantidades: para doutorado sanduíche (duração de um ano), 24.600 bolsas; doutorado pleno, 9.790; pós-doutorado, 11.560; graduação sanduíche, 27.100; treinamento de especialista no exterior (geralmente em empresas com filiais no Brasil), 700; Jovem Cientista de Grande Talento (no Brasil), 860; pesquisador visitante especial (no Brasil), 390.
 
Além dessas 75 mil, outras 26 mil bolsas serão concedidas pelo governo federal, com recursos da iniciativa privada, totalizando 101.000 beneficiados pelo Ciência sem Fronteiras.
 
O Programa
 
O Ciência sem Fronteiras é uma iniciativa do Governo Federal, por meio dos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Educação (MEC) e suas instituições de fomento - CNPq e Capes.
 
O CsF pretende propiciar a formação de recursos humanos altamente qualificados nas melhores universidades e instituições de pesquisa estrangeiras, objetivando promover a internacionalização da ciência e tecnologia nacional, estimulando estudos e pesquisas de brasileiros no exterior, inclusive com a expansão significativa do intercâmbio e da mobilidade de graduandos. 
 
As regras e normas para ingressar no Ciência sem Fronteiras podem ser visualizadas acessando a área de "Chamadas Abertas" no site www.cienciasemfronteiras.gov.br.

Fonte: CNPq
Seções Relacionadas:
Divulgação Científica

Nenhum comentário para: Brasil e EUA ampliam intercâmbio científico no âmbito do Ciência Sem Fronteiras