Busca do site
menu

Inscrições abertas para mestrado em políticas públicas

ícone facebook
Publicado em:10/09/2012

Inscrições abertas para mestrado em políticas públicasEstão abertas, até 12 de setembro, as inscrições para a seleção pública do mestrado profissional em Desenvolvimento e Políticas Públicas. O objetivo do curso é fortalecer, no contexto brasileiro, a capacidade de gestão pública do setor saúde e do governo em regular e prover serviços de caráter público. Há 30 vagas disponíveis, e as inscrições só poderão ser feitas pela internet, na Plataforma Siga da Fiocruz. As aulas serão ministradas em Brasília. Acesse o edital.

 
Coordenado pelos pesquisadores Marcelo Rasga Moreira, José Mendes Ribeiro, Nilson do Rosário Costa e Jeni Vaitsman, o mestrado profissional é organizado em seis unidades: Fundamentos teóricos sobre funções do Estado, governança e regulação; Políticas públicas e gestão; Políticas de saúde; Fundamentos e procedimentos em auditoria e ouvidoria; Metodologia de pesquisa; e Conferências e painéis temáticos.
 
O curso é dirigido aos servidores do setor público federal brasileiro que, sendo portadores de diploma de curso de graduação reconhecido pelo Ministério da Educação, estejam lotados na Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa (SGEP) do Ministério da Saúde. Esses profissionais devem desenvolver atividades relacionadas à formulação, gestão, implementação, avaliação e regulação de políticas públicas e comprovação de experiência em ouvidoria, auditoria e gestão participativa do SUS. 
 
O mestrado profissional nasce com a proposta de responder às exigências da expansão e melhoria da qualidade dos serviços, políticas e programas na área social, oferecendo aos gestores públicos conhecimento histórico e conceitual sobre as funções do setor público e o desenvolvimento das políticas públicas. O curso dá ênfase aos componentes de regulação, auditoria, ouvidoria e participação social no setor saúde.
 
Coordenação:
 
Marcelo Rasga Moreira (rasga@ensp.fiocruz.br
José Mendes Ribeiro (ribeiro@ensp.fiocruz.br
Nilson do Rosário Costa (nilson@ensp.fiocruz.br
Jeni Vaitsman (vaitsman@ensp.fiocruz.br
 
Mestrado profissional
 
Nos dias 29 e 30 de agosto, a Fiocruz realizou o I Encontro dos Coordenadores dos Mestrados Profissionais da Fiocruz e o II Seminário do Mestrado Profissional em Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde. As atividades discutiram o lugar ocupado pelo mestrado profissional dentro da pós-graduação stricto sensu e sua evolução na Fundação Oswaldo Cruz.

Seções Relacionadas:
Ensino

Inscrições abertas para mestrado em políticas públicas

1 comentários
MARTA JUCIARA DE ASSIS PEREIRA DELMONTE
12/09/2012 10:14
Tenho fé que este mestrado profissional em Regulação de Serviços de Saneamento básico ainda irá acontecer na ENSP do Rio de Janeiro para ajudar a fortalecer os técnicos efetivos da região Sudeste brasileira. Grata marta