Busca do site
menu

Ibict disponibiliza mais de 300 mil documentos em acesso aberto

ícone facebook
Publicado em:31/08/2012

Por meio das ações e projetos desenvolvidos pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), em parceria com institutos de ensino e pesquisa nacionais, estão hoje à disposição do público, na Internet, mais de 300 mil documentos científicos, em texto completo, de acesso aberto. 

 
Esse total é o somatório dos documentos presentes (117 mil) em repositórios institucionais que armazenam a produção científica dos pesquisadores e os registros incluídos (198 mil) na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Os dados são de agosto de 2012, e os documentos podem ser acessados e baixados gratuitamente.
 
A informação é da coordenadora técnica do Laboratório de Metodologias de Tratamento e Disseminação de Informação do Instituto, Bianca Amaro. Ela acrescentou que o Ibict apoia o desenvolvimento dessas instituições e oferece suporte a elas. Hoje, são 97 instituições parceiras do projeto BDTD e 40 instituições do Projeto Repositórios Institucionais.
 
"Parabenizamos as instituições parceiras pelo empenho em organizar e disponibilizar a produção científica de seus pesquisadores. Com tais iniciativas, poderemos obter um retrato da produção científica nacional, além de tornar a comunicação científica mais fluida, contribuindo para o avanço da ciência no Brasil", ressaltou a coordenadora.
 
Bianca Amaro explicou que os esforços são contínuos e o número de documentos em acesso aberto deve crescer de forma vertiginosa. Além disso, outras instituições de ensino e pesquisa nacionais deverão aderir e contribuir com as iniciativas relacionadas ao movimento mundial de acesso aberto à informação científica, por meio da implantação de repositórios institucionais, criação de bibliotecas digitais de teses e dissertações e de revistas científicas eletrônicas.
Fonte: Ibict

Nenhum comentário para: Ibict disponibiliza mais de 300 mil documentos em acesso aberto