Busca do site
menu

Radis comemora 30 anos com novo projeto gráfico

ícone facebook
Publicado em:28/08/2012
Radis comemora 30 anos com novo projeto gráficoPara comemorar os 30 anos do Programa Radis, a edição de agosto (número 120) da revista Radis apresenta novo visual e destaca seu protagonismo na constituição do campo da comunicação e saúde. A reportagem de capa analisa o papel do Programa e reflete sobre sua trajetória, a partir das observações de teóricos e profissionais de comunicação. No editorial "Sem democracia não há saúde", o coordenador do Programa Radis, Rogério Lannes, destaca a "busca de uma comunicação que construa e defenda criticamente o Sistema Único de Saúde, que contribua para o aprofundamento da democracia, sem a qual não há saúde coletiva". 
 
A partir da edição de agosto, a Radis apresenta um novo visual para seus leitores. A começar pela capa, mais leve, que valoriza o nome da revista e o número da edição e abre novos espaços para as chamadas. A seção Súmula foi toda reformulada, tornando-se mais dinâmica e arejada, com destaques diferentes para cada nota, o que facilita sua localização. Além disso, os textos da seção passam a refletir com mais nitidez sua proposta: acompanhar criticamente o que é divulgado nas mídias impressa e eletrônica. As matérias e seções da revista têm, agora, uma nova indicação, mais visível, no alto da página. Os textos do miolo ganharam nova organização, em duas colunas, com espaços mais abertos para fotos e informações adicionais.
 
As reportagens "Radis de cara nova", "Jornalismo Participação Memória", "Um resgate do massacre de Manguinhos", "Credibilidade renova mediações", "Espaço mobilizado pelo leitor" e "História, usos e preservação da memória da saúde pública" compõem a edição de agosto da revista. Leia também as seções Súmula, Cartas, Radis Adverte, Serviço Comunicação e Saúde e Pós-Tudo.
 
Como parte das comemorações dos 30 anos, a Radis também disponibilizará coleções completas e exemplares excedentes e devolvidos das publicações do próprio programa, revistas e livros recebidos de outras instituições e fotografias (além de negativos e contatos), além de uma hemeroteca (coleção de recortes de jornais) com mais de 245 mil matérias publicadas na imprensa no período de 1982 a 2012. 
 
Conheça a revista Radis
 
Radis (Reunião, Análise e Difusão de Informações sobre Saúde) é um programa nacional de jornalismo em saúde pública ligado à ENSP/Fiocruz. Criado em 1982, o Programa Radis publicou, durante 20 anos, as revistas Súmula, Tema e Dados. De 1986 a 1993, publicou também o jornal tabloide Proposta - Jornal da Reforma Sanitária, que, a partir de 1994, passou a se intitular Jornal do Radis
 
Em 2002, o programa lançou a revista Radis, em substituição a todas as publicações anteriores. Mensal, com capa colorida e maior flexibilidade editorial e gráfica, a Radis incorpora as qualidades e funções das publicações anteriores e, também, proporciona um salto qualitativo na prática jornalística em saúde.
 
No fim de 2011, entrou no ar o novo site da revista Radis. Após uma década na internet, o site do programa mudou e, hoje, traz novas áreas e mais conteúdos para ampliar o debate na área de comunicação e saúde. A versão da edição impressa da revista está disponível em PDF. Entre outras novidades, o site permite que os leitores enviem sugestões de pauta pela internet e dá acesso ao perfil da revista no Facebook. A revista é enviada para todo o país, e a cessão da assinatura é gratuita.

Seções Relacionadas:
Divulgação Científica Radis

Nenhum comentário para: Radis comemora 30 anos com novo projeto gráfico