Busca do site
menu

Isags completa um ano com palestra sobre Unasul

ícone facebook
Publicado em:02/08/2012
Isags completa um ano com palestra sobre UnasulO Instituto Sul-Americano de Governo em Saúde (Isags), primeiro organismo de cooperação em políticas sociais da União de Nações Sul-Americanas (Unasul), completa seu primeiro ano de trabalhos voltados para promover uma integração regional em saúde pública e consolidar uma agenda de cooperação sul-americana na área. Em comemoração à data, a entidade realizará a palestra O Isags e a institucionalização da Unasul, em 9 de agosto, às 10 horas. Representando o secretário-geral da Unasul, Alí Rodríguez Araque, comparecerá o delegado Fausto López, diplomata lotado em Quito (Equador), que acompanhou o desenvolvimento do Isags e importantes fatos da Unasul. O evento será na sede do Isags, na Avenida Nilo Peçanha, 38 - 5º andar, Centro, Rio de Janeiro. 
 
Criado pelos chefes de Estado e de governo dos 12 países-membros da Unasul e inaugurado em 25 de julho de 2011, o Isags é o primeiro instituto desse feitio no mundo. O instituto orienta-se na crença de que as nações do Sul podem superar, pela cooperação, problemas de saúde comuns a países em condição de subdesenvolvimento e as determinações sociais, ambientais, políticas e econômicas que estão em sua origem.
 
Como parte do Conselho de Saúde Sul-Americano, formado pelos ministros de Saúde dos países-membros da Unasul, o Isags tem como objetivos o intercâmbio e a gestão da informação e do conhecimento, a reflexão crítica e a geração e difusão de inovações em políticas públicas e governança. Além disso, o instituto busca formar lideranças e gestores de saúde em sistemas universais, serviços, organizações e programas de saúde, além de dar apoio técnico às instituições dos governo da região.
 
Com esse propósito, realizou, durante seu primeiro ano, diversos esforços para promover a cooperação regional e a difusão de conhecimento e informação. O instituto já reuniu dezenas de líderes em saúde por meio de oficinas diversas, como as de sistemas de saúde, vigilância sanitária, vigilância epidemiológica e ambiental, políticas de comunicação em saúde pública e saúde global e diplomacia da saúde. Seu papel de articulador também ficou mais reconhecido após conferências como as que debateram medicamentos falsificados e determinantes sociais da saúde. O Isags prepara o lançamento de dois livros: Sistemas de saúde sul-americanos e Vigilância em saúde na América do Sul.
 
Mais informações no site do Isags.

Seções Relacionadas:
Isags

Nenhum comentário para: Isags completa um ano com palestra sobre Unasul