Busca do site
menu

Clínica Victor Valla na Semana de Amamentação

ícone facebook
Publicado em:01/08/2012
Clínica Victor Valla na Semana de AmamentaçãoNesta quarta-feira, 1º de agosto, inicia-se a Semana de Amamentação da Clínica da Família Victor Valla (CFVV), localizada em Manguinhos. Entre diversas atividades, que ocorrem durante a 20ª Semana Mundial da Amamentação, o evento terá palestras, exibições de vídeos, peças de teatro e ações educativas sobre higiene oral. Integrante da iniciativa da ENSP Teias-Escola Manguinhos, a CFVV programou atividades até o dia 7 de agosto. A Clínica e o Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria da Escola, que também realizará atividades similares nesta semana, desenvolvem ações coletivas de educação em saúde voltadas para a população de Manguinhos. Essas atividades de mobilização reúnem diferentes atores sociais e da assistência em prol dos moradores deste território.  
 
O tema da campanha mundial em 2012 é Amamentar hoje é pensar no futuro. As atividades desenvolvidas na CFVV pretendem reforçar a importância do aleitamento materno para a saúde das crianças. Segundo a organização do evento, o sucesso do aleitamento materno não depende somente da mãe: para isso, é necessário o apoio de todos ao seu redor.  
 
Estudo realizado pela Fiocruz em 2011 nas unidades básicas de saúde, intitulado Amamentação, questão de saúde pública, revelou que a taxa de aleitamento exclusivo é de apenas 58,1%. A pesquisa verificou também que as mulheres socialmente vulneráveis  solteiras, não-brancas e de baixa escolaridade aleitam menos. Essas mulheres precisam receber mais atenção dos profissionais de saúde durante o pré-natal, parto e puerpério, para que se alcancem resultados de saúde aceitáveis, ou seja, 100% de aleitamento exclusivo.
 
Em 2012, também se comemora uma década da Estratégia Global de Alimentação Infantil, uma iniciativa da Organização Mundial de Saúde (OMS) em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Aliás, o objetivo da campanha da 20ª Semana é discutir os avanços ocorridos desde a implementação dessa estratégia, que visa desenvolver uma política de alimentação saudável para a infância, aumentar as taxas de aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses de vida e alcançar o 4º Objetivo do Milênio, referente à redução da mortalidade infantil.
 
Há 20 anos, a World Alliance for Breastfeeding Action (Waba) lançou sua primeira campanha da Semana Mundial de Amamentação, com o tema Iniciativa Hospital Amigo da Criança, por meio da qual divulgou ações para proteger, promover e apoiar a amamentação nas maternidades. Desde então, a Waba foca sua ação, anualmente, em várias estratégias ligadas à amamentação.
 
Clínica da Família Victor Valla
 
Inaugurada em abril de 2010, a CFVV integra a iniciativa Teias-Escola Manguinhos. Em 2011, a clínica desenvolveu diversas atividades em prol da população de Manguinhos, como a inauguração da Academia Carioca, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro (SMSDC), que atende, prioritariamente, usuários com doenças crônicas (hipertensão e diabetes), obesidade e casos especiais. Outra criação em 2011 foi o espaço de Educação Permanente em Saúde, que auxilia os processos educativos das equipes e a articulação intersetorial da Clínica, do Teias, da SMSDC e demais unidades de interesse para o território de Manguinhos.
 
A Clínica atende cerca de 18 mil usuários e tem quase 7 mil famílias cadastradas. Esse público é atendido por seis equipes da Estratégia Saúde da Família e uma equipe de saúde formada na modalidade Consultório na Rua, que assiste, particularmente, usuários não domiciliados no território Manguinhos. A ação amplia o acesso aos usuários de drogas e moradores de rua do local. Conta ainda com agentes comunitários de saúde, que realizam cerca de 40 mil visitas domiciliares. 
 
O nome da clínica é uma homenagem ao pesquisador da ENSP Victor Vincent Valla. Com mais de 40 anos de engajamento político e de trabalho voltado para os pobres, o pesquisador atuou diretamente com os segmentos mais miseráveis da população e conciliou saber científico e experiência popular.
 
Confira, abaixo, a programação completa da 20ª Semana de Amamentação da Clínica da Família Victor Valla. 
 
Dia 1º/8: Sala de espera
10 horas - Palestra sobre amamentação proferida pela enfermeira Elizabeth, do banco de leite do Instituto Fernandes Figueiras (IFF/Fiocruz)
14 horas - Roda de conversa sobre experiências e vivências da amamentação
 
Dia 2/8: Sala de espera
9h30 - Cuidados com a higiene oral da criança
13h30 - Educação permanente para os profissionais da CFVV. Tema: Saúde da criança e aleitamento materno
 
Dia 3/8: Sala de espera
10 horas: Teatro sobre amamentação, com Alex Pessoa e companhia

Dia 6/8: Sala de espera
10 horas: Teatro sobre ]amamentação, com Alex Pessoa e companhia
 
Dia 7/8: Sala de espera
9h30 - Cuidados com a higiene oral da criança e cuidados
10h30 - Sessão de fotos de mães que amamentam, amamentaram e amamentarão. A CFVV convida todas as interessadas a participar das fotos. 
 
Atividades diárias desenvolvidas durante toda a semana
 
Exibição de vídeos sobre amamentação na sala de espera e distribuição de etiquetas com o lema: Amamentação, eu apoio!

Seções Relacionadas:
Assistência Pesquisa Projetos Sociais

Nenhum comentário para: Clínica Victor Valla na Semana de Amamentação