Ritmos biológicos é tema de evento na Fiocruz

Publicada em
 
 
 

Estão abertas as inscrições para o XI Simpósio Brasileiro de Cronobiologia. O encontro – cujo foco são as mudanças regulares que acontecem em variáveis bioquímicas, fisiológicas e comportamentais dos seres humanos, conhecidos como ritmos biológicos ou ciclos circadianos – acontecerá no Rio de Janeiro, nos dias 10 e 11 de dezembro. Disseminar a cronobiologia, em especial dentro da Fiocruz, e promover a interação de pesquisadores e estudantes com a apresentação e o debate dos projetos de pesquisa dos alunos de pós-graduação são objetivos desse evento. O Simpósio é gratuito. Ele é realizado pela ENSP em parceria com o Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). Trabalhos poderão ser submetidos até o dia 30 de setembro.

                                                
 
Segundo a coordenadora do evento e pesquisadora do Centro de Estudos em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh)/ENSP, Liliane Teixeira, “esta será uma grande oportunidade de articular alunos e pesquisadores dando luz ao tema da cronobiologia, que ainda tem uma discussão incipiente dentro da Fundação. "Somos apenas três pesquisadores focados nessa área na Fiocruz”, argumentou Liliane. Quem divide a coordenação do evento com Liliane é Lucia Rotenberg, pesquisadora do IOC/Fiocruz e integrante do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da ENSP. 
 
Liliane lembrou ainda que esse é o principal evento da área em âmbito nacional. É um encontro itinerante e, nessa edição de 2012, acontecerá na Fiocruz, no Rio de Janeiro. As inscrições são on-line e a submissão de resumos de trabalhos para apresentação pode ser em formato oral ou pôster.
 
O Simpósio será dividido em dois momentos. No primeiro dia, 10 de dezembro, acontecerá a palestra de abertura Paradigmas da Cronobiologia, que será proferida pelo pesquisador da Universidade de São Paulo (USP) José Cipolla. No mesmo dia será realizado o workshop Uso do Cortisol, Sensor de Temperatura Cutânea, Actigrafia e Melatonina em Estudos de Cronobiologia Humana – Prós e Contras e a mesa redonda Cronobiologia Humana: Comportamento e Intervenção. 
 
O segundo dia do encontro está voltado para as apresentações de pôsteres, discussão e divulgação dos resultados dos projetos dos alunos de pós-graduação. Acontecerá ainda um workshop sobre Cronobiologia, Neurociências e Comportamento. Todos os participantes receberão certificado de participação. 
 
Cronobiologia
 
Cronobiologia é a ciência que estuda os fenômenos biológicos recorrentes que ocorrem em uma periodicidade determinada, podendo ou não ter uma correspondência temporal com ciclos ambientais, como o ciclo dos dias e das noites e o ciclo das máres. Esses fenômenos são chamados de ritmos biológicos e podem ter diferentes frequências: os que ocorrem com uma periodicidade próxima a 24 horas são chamados de circadianos, os com período maior que 28 horas são chamados de infradianos e os menores que 20 horas de ultradianos.

Nenhum comentário para "Ritmos biológicos é tema de evento na Fiocruz"

Ninguém ainda comentou esta matéria. Seja o primeiro!

comente esta matéria

Utilize o formulário abaixo para se logar.