Busca do site
menu

Semana Mundial do Aleitamento Materno na ENSP

ícone facebook
Publicado em:25/07/2012

Semana Mundial do Aleitamento Materno na ENSPCom o tema Amamentar hoje é pensar no futuro, em comemoração aos dez anos da Estratégia Global para a Alimentação de Lactentes e Crianças de Primeira Infância da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Unicef, de 1 a 7 de agosto, será realizada a Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM) em mais de 120 países. O Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF)/ENSP promoverá uma série de atividades abertas ao público. A coordenadora do Movimento em Prol do Aleitamento Materno Exclusivo (Mame), enfermeira Tania Brasil, acredita que os resultados têm sido positivos, como evidenciam os inúmeros trabalhos sobre o tempo de duração do aleitamento materno e pela redução da morbimortalidade infantil.

Há 20 anos, a World Alliance for Breastfeeding Action (Waba) lançou a primeira SMAM. Segundo Tania Brasil, esse evento é considerado um veículo para promoção da amamentação. A Waba define, anualmente, o tema de destaque da SMAM e lança materiais traduzidos em 14 idiomas. Entretanto, cada país podem adaptar a data e o tema, a fim de que sejam obtidos mais e melhores resultados, acrescenta Tania.
 
No Brasil, o Ministério da Saúde coordena a SMAM desde 1999. Além disso, é responsável pela adaptação do tema no Brasil e pela elaboração e distribuição de cartazes e fôlderes promocionais, por todo território nacional, por meio das secretarias estaduais e municipais de saúde. Organismos internacionais, secretarias de saúde estaduais e municipais, sociedades de classe, ONGs, Hospitais Amigos da Criança e a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano apoiam o evento.
 
Este ano, informa Tania, a SMAM concentra-se nos resultados alcançados com a Estratégia Global para a Alimentação de Lactentes e Crianças de Primeira Infância, adotada pela OMS e Unicef há dez anos. Para ela, implementar a estratégia global é essencial para o aumento dos índices de aleitamento materno – especialmente o aleitamento materno exclusivo durante os seis primeiros meses de vida da criança – e para o alcance do Objetivo do Desenvolvimento do Milênio 4, que busca reduzir em dois terços a mortalidade infantil.
 
Semana Mundial do Aleitamento Materno na ENSP
A abertura da SMAM, das 9 às 12 horas, em 1 de agosto, no CSEGSF, contará com palestra das enfermeiras Hilda Barreto e Sabrina Figueiredo, da odontóloga Fernanda Nunes e do psicólogo Carlos Bizarro, além da participação de grupo de teatro com agentes comunitários e demonstração de shantala com a médica Gabriela Cavalcante. Em seguida, haverá café da manhã para as gestantes e nutrizes participantes. No dia 7 de agosto, também das 9 às 12 horas, ocorrerão as palestras Conhecendo os direitos da gestante e nutriz, com a assistente social Márcia Fernandes, e Vantagens e desvantagens da amamentação, com a enfermeira Hilda Barreto. Haverá, ainda, a esquete Mãe Leoa e debate com a enfermeira Tania Brasil, a nutricionista Sueli Rosa Gama e a técnica de enfermagem Norma Maria de Souza.  
 
As atividades continuam em 9 de agosto com jogral da equipe multidisciplinar e da enfermeira Aline Velasco; coral Av.Brasil, com Norma Maria; Dança das puérperas com seus bebês, com o educador físico José Augusto Guimarães; e apresentação da musa da Semana da Amamentação do CSEGSF. Nos dias 2, 3, 6 e 8 de agosto, haverá exibição comentada de vídeos promocionais de aleitamento materno e distribuição de material educativo realizadas pelas equipes de estratégia de saúde da família, agentes comunitários e coordenações.

Seções Relacionadas:
Assistência

Nenhum comentário para: Semana Mundial do Aleitamento Materno na ENSP