Busca do site
menu

Laiss proporciona uma tarde de realizações com formatura e palestra literária

ícone facebook
Publicado em:24/07/2012

Empoderamento social e inclusão digital: essa foi a tônica dada à cerimônia de formatura da terceira turma formada pelo Laboratório de Internet, Saúde e Sociedade (Laiss), do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF/ENSP). Realizado na quinta feira (19/7), o evento – prestigiado por alunos, familiares e profissionais da instituição – também contou com o lançamento do livro Conselho de favores Controle social na Saúde: a voz de seus atores, assinado pelo coordenador do laboratório, o professor André Pereira.

 

Laiss proporciona uma tarde de realizações com formatura e palestra literária

 

Norteado por três principais linhas de atuação – alfabetização digital, produção de conteúdo e avaliação de sites de saúde –, o Laiss busca, através de cursos oferecidos para moradores do Complexo de Manguinhos e funcionários do CSEGSF e do Centro de Criação de Animais em Laboratório (Cecal/Fiocruz), promover a saúde em um cenário cada vez mais marcado pelo aumento do uso e do acesso à Internet, habilitando seus alunos para que sejam capazes de atuar nesse novo panorama. Em um dos vídeos exibidos durante a cerimônia, foi possível perceber o impacto do projeto na vida dos alunos, cujas falas, carregadas por uma sensação de realização e agradecimento, demonstravam a superação de dificuldades e de preconceitos através do conhecimento adquirido durante o curso.

 

Após a entrega dos certificados, a cerimônia encerrou-se com a apresentação do livro Conselho de favores, no qual o professor André desenha, a partir de uma pesquisa realizada em três capitais brasileiras (Rio de Janeiro, Recife e Porto Alegre), o contexto da atual configuração dos conselhos de saúde no país. Se, por um lado, o quadro traçado no livro demonstra que nem sempre teoria e prática estão em sintonia no Sistema Único de Saúde, por outro, a formatura dos alunos do Laiss alude à possibilidade de que ensinar o manuseio de tecnologias com a internet talvez seja capaz de reverter esse cenário, contribuindo, em última instância, para uma maior participação e controle social.

 

Laiss proporciona uma tarde de realizações com formatura e palestra literária “Eu  aprendi muito. Antes do curso, não usava o computador, nem ligar eu sabia! O curso foi uma experiência maravilhosa, a professora foi paciente e ótima. Quero fazer o avançado com certeza!” (Marilza Flora, aluna da turma de idosos de Introdução à Informática).

 

 

Laiss proporciona uma tarde de realizações com formatura e palestra literária“Eu aprendi a usar o mouse, a desenhar... aprendi muito! Quero que comece logo a próxima turma do curso, vou fazer de novo” (Maria Benides, aluna da turma de idosos de Introdução à Informática).

 

 

 

Laiss proporciona uma tarde de realizações com formatura e palestra literária “Gostei muito do curso de informática. É uma satisfação muito grande, uma oportunidade. Eu tive a oportunidade através da Terapia Comunitária, agradeço à doutora Elaine, à Val, à Edna, ao professor André, ao Adriano. Minha experiência foi ótima!” (Maria da Guia, aluna da turma da Terapia Comunitária de Introdução à Informática).

 

 

 

Laiss proporciona uma tarde de realizações com formatura e palestra literária“Amei a convivência com a professora! Eu aprendi muita coisa e quero continuar aprendendo. Vou participar das outras aulas de informática, estou animada para estudar o avançado” (Ivette Venanconi, aluna da turma de idosos de Introdução à informática).



Nenhum comentário para: Laiss proporciona uma tarde de realizações com formatura e palestra literária