Busca do site
menu

Bioética pauta eventos no Rio de Janeiro

ícone facebook
Publicado em:20/07/2012

Bioética pauta eventos no Rio de JaneiroTendo como pano de fundo o debate acerca de bioética, justiça e políticas públicas, será realizado no Rio de Janeiro, entre os dias 24 e 27 de outubro, o IV Congresso de Bioética e o I Simpósio Internacional de Bioética e Meio Ambiente. O encontro é organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva, do qual a ENSP é parceria. Trabalhos científicos podem ser submetidos até o dia 17 de outubro. O presidente desse congresso, o pesquisador da Escola e coordenador do Programa de Bioética pela ENSP Sergio Rego comentou que o evento está dividido em três eixos com o objetivo de possibilitar o debate entre pessoas com interesses amplos e diversos. “Essa também será uma oportunidade para que a população se manifeste em sua diversidade e densidade acadêmica, apostando no debate franco e respeitoso, como é de nossa tradição”, ressalta o pesquisador.
 

Os três principais eixos – Justiça e Políticas Públicas, Ética em Pesquisa e Bioética Clínica – nortearão os debates que acontecerão nas mesas-redondas programadas, que contam com um cardápio de temas e discussões bastante amplo. Para o evento também são esperados convidados internacionais e nacionais de variadas origens disciplinares. Entre os temas mais relevantes, comentou Sergio, estão eutanásia, aborto, paternalismo de Estado, pesquisa em populações vulneráveis, aprimoramento humano, cosmopolitismo e outros. 
 
Além da ENSP, por meio do PPGBIOS, o congresso também conta com o apoio do Núcleo de Inclusão Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e de outras instituições associadas ao Programa de Pós-Graduação, como a Universidade Estadual do Rio de Janeiro e a Universidade Federal Fluminense (UFF). 
 
Sergio comentou, ainda, que foi reservado um espaço importante no Congresso para a apresentação oral de trabalhos, bem como a sessão de pôsteres. Portanto, a comissão organizadora do evento tem grandes expectativas quanto à submissão de trabalhos, seja qual for a formação básica do profissional. De acordo com ele, toda contribuição será extremamente bem-vinda. 
 
Os trabalhos devem ser submetidos por meio da página eletrônica do Congresso e devem respeitar as regras estipuladas. Serão aceitos trabalhos para as modalidades Portes e Comunicação Coordenada. Todos eles serão avaliados quanto a seu caráter científico e a sua pertinência temática e acadêmica por dois avaliadores em avaliação duplo-cega.
 
O presidente do encontro destacou, ainda, que está bastante entusiasmado com esse Congresso, pois ele será um espaço privilegiado para o debate e para a apresentação de trabalhos. Ele comentou também a expectativa de contar com nomes importantes da Bioética e da Saúde Pública nessa ocasião. Sergio Rego finalizou dizendo que, com esse congresso, espera contribuir para desmistificar a ideia de que decisões técnicas não possuem conteúdo moral: “Queremos contribuir para colocar a discussão ética no centro das decisões das políticas públicas”, afirmou.

Seções Relacionadas:
Divulgação Científica

Nenhum comentário para: Bioética pauta eventos no Rio de Janeiro