Publicação traz como tema a articulação entre a pós-graduação e a educação básica

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A edição de julho da Revista Brasileira de Pós-Gradução (RBPG) traz nove artigos que tratam da vinculação da pós-graduação à educação básica. O texto de abertura – 'A pós-graduação e a educação básica: um tema desafiante' – contextualiza o tema da atual edição da RBPG.

Os nove artigos apresentados na 16ª edição são apresentados em duas seções: uma trata da relação pós-graduação/educação básica de forma direta, em cinco artigos, e a outra aborda a relação indiretamente, com foco nas políticas desenvolvidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) referentes à formação de professores para o ensino fundamental e médio, em quatro artigos. Em seu conjunto, os artigos revelam manifestações da relação em pauta e indicam caminhos para o fortalecimento de tal relação no futuro.
 
O professor Robert Evan Verhine, membro do Conselho Editorial da RBPG, listou fatos marcantes com relação à articulação da educação básica e da pós-graduação no âmbito da Capes: a inserção social como um dos eixos da avaliação dos programas de pós-graduação, a partir de 2006; a lei que criou a Nova Capes, em 2007; o grupo de trabalho para elaboração do Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG 2011-2020), que inseriu um capítulo especial sobre a educação básica, em 2010; e o edital que selecionou as artigos que resultou em mais duas outras edições da revista.
 
A partir da leitura dos artigos, percebe-se que a relação entre a pós-graduação e a educação básica pode assumir uma variedade de formas e se manifestar de diversas maneiras, por meio de uma multiplicidade de intervenções do campo da consultoria e da extensão.
 
Além do professor Vehine, os artigos da revista foram analisados por Carlos Roberto Jamil Cury, Décio Gatti Júnior e Jacques Therrien. Todos fizeram parte da Comissão de Análise e Julgamento de Artigos da RBPG.
 
A revista foi lançada no dia 11 de julho, em mesa-redonda realizada dentro das comemorações do aniversário da Capes. Veja a matéria.
 
RBPG
 
Lançada em agosto de 2004, a RBPG é voltada para a divulgação de estudos, experiências e debates sobre a pós-graduação, sua situação, seus desafios, suas políticas e seus programas. De periodicidade semestral, está estruturada em quatro seções: Estudos, Experiências, Debates e Documentos. A publicação é disponibilizada para todas as bibliotecas e vários centros de informação do país e do exterior, além de se encontrar disponível no portal da Capes.
 
Com uma média de 15 mil acessos por trimestre, a revista firmou-se como um importante veículo para a disseminação de estudos e debates sobre a pós-graduação. A cada número, são tratados temas variados, como características da formação pós-graduada em várias modalidades, política da pós-graduação, demandas da comunidade científica e ações das agências de fomento. A RBPG desempenha ainda o papel de instrumento privilegiado para o estudo de temas referentes à colaboração científica internacional.
 
Em comemoração aos sessenta anos da Capes, desde a revista nº 12 as edições trazem a homenagem que a fundação faz à parceria com as instituições de ensino superior, por meio da publicação de fotos de seus prédios históricos.
 
Aquisição
 
Para adquirir um exemplar avulso da RBPG, deve-se efetuar depósito, por meio da Guia de Recolhimento de Receitas da União (GRU), disponível no sítio do Tesouro Nacional. O recolhimento dos valores deve ser efetuado no Banco do Brasil. O valor unitário da revista é de R$10, sendo a taxa de postagem por unidade de R$1,50 para remessa simples, ou de R$6 para remessa registrada. Após a realização do depósito, deve-se enviar o comprovante de pagamento, nome, telefone e endereço do destinatário por meio do fax (61) 2022-6902. Saiba mais sobre o processo de aquisição da RBPG.
 
Conheça mais sobre a Revista Brasileira de Pós-Graduaçãoaqui.

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