Material de educação permanente em acesso aberto

Publicada em
 
 
 

Em direção à universalização de todo seu material didático, a ENSP acaba de dar um novo passo: o acesso livre ao conteúdo de mais um curso desenvolvido em um acordo de cooperação entre a Escola, a Fundação Nacional de Saúde (Funesa) e a Secretaria de Estado da Saúde (SES). Desta vez, a disponibilização se refere à coleção de um material didático-pedagógico elaborado para apoiar as ações de educação permanente voltadas para gestores e trabalhadores do SUS no Estado de Sergipe. A ideia é que este material seja base para ações de educação permanente, capazes de levar a uma reflexão sobre as práticas realizadas, provocar a discussão coletiva e a socialização de saberes, além de ofertar ensino e tecnologias na área da saúde que possam apoiar a reorientação dos processos de trabalho. Todo o material já está disponível para download na Biblioteca Multimídia da ENSP e no Campus Virtual de Saúde Pública (CVSP).

 

 

O movimento de disponibilização dos materiais faz parte do desenvolvimento de uma Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que vem sendo implantada na ENSP desde 2011. A ideia é que, aos poucos, os materiais de todos os cursos da EAD/ENSP sejam disponibilizados para acesso livre em seu repositório institucional. A inclusão é feita dentro dos critérios da referida política. Com a adoção dessas ações, a Escola está contribuindo para ampliar o acesso ao conhecimento por ela produzido, além de dar transparência aos investimentos e às ações realizadas e colaborar também para o controle social.

 

Os livros didáticos da SES e Funesa ainda pretendem ser capazes de despertar nos trabalhadores, por meio das propostas apresentadas, a militância em torno do Sistema Único de Saúde (SUS) e suas diretrizes. Espera-se também atingir, como consequência do uso do material didático, a qualificação dos profissionais, em um processo de ensino e aprendizagem que deverá envolver grandes coletivos.

 

Além da cooperação técnica, a ENSP deu apoio institucional para a produção deste material didático-pedagógico. Os pesquisadores do Departamento de Ciências Sociais da Escola, José Inácio Jardim Motta, e da Escola de Governo em Saúde da ENSP, Pablo Dias Fortes, foram consultores da coleção e contribuíram com orientação e intervenções ao longo da elaboração dos textos e do desenvolvimento da proposta pedagógica dos livros. 

 

Ao todo, a coleção é composta de oito livros. Reforma Sanitária e Gerencial do SUS no Estado de Sergipe - livro do aprendiz 1; Educação Permanente em Saúde no Estado de Sergipe - livro do aprendiz 2; Atenção hospitalar no Estado de Sergipe: saberes e tecnologias para implantação de uma política - livro do aprendiz 3Manual técnico operacional da Central SAMU 192 Sergipe - livro do aprendiz 4Atenção Básica no Estado de Sergipe - livro do aprendiz 5Vigilância epidemiológica no Estado de Sergipe: saberes e tecnologias para implantação de uma política - livro do aprendiz 6Atenção à Saúde Bucal no Estado de Sergipe - livro do aprendiz 7; e Atenção Psicossocial no Estado de Sergipe: saberes e tecnologias para implantação de uma política - livro do aprendiz 8

1 comentário para "Material de educação permanente em acesso aberto"

Uma pessoa comentou esta matéria. Comente você também!

  1. MARIA LEONOR SALES SANTOS

    Olá, Parabens pela iniciativa, espero que ocorra em outros Estados, até porque essas experiências são muito importante para consolidação do SUS, e com isso sermos multiplicadoras dessas ções, como também inserir as pessoas no processo. Educação Permanente é o aprender aprender. Precisamos sempre renovar e os bons exemplos devem sempre serem seguindos. Aqui em Salvador através da Secretaria Estadual de Saúde(Sesab), foi disponibilizado o Curso de Gestão em Educação Permanente, na Escola Estadual de Saúde Pública(essp), seria interessante essa troca de esperiência entre os Estados.

comente esta matéria

Utilize o formulário abaixo para se logar.