Busca do site
menu

Material de educação permanente em acesso aberto

ícone facebook
Publicado em:17/07/2012

Em direção à universalização de todo seu material didático, a ENSP acaba de dar um novo passo: o acesso livre ao conteúdo de mais um curso desenvolvido em um acordo de cooperação entre a Escola, a Fundação Nacional de Saúde (Funesa) e a Secretaria de Estado da Saúde (SES). Desta vez, a disponibilização se refere à coleção de um material didático-pedagógico elaborado para apoiar as ações de educação permanente voltadas para gestores e trabalhadores do SUS no Estado de Sergipe. A ideia é que este material seja base para ações de educação permanente, capazes de levar a uma reflexão sobre as práticas realizadas, provocar a discussão coletiva e a socialização de saberes, além de ofertar ensino e tecnologias na área da saúde que possam apoiar a reorientação dos processos de trabalho. Todo o material já está disponível para download na Biblioteca Multimídia da ENSP e no Campus Virtual de Saúde Pública (CVSP).

 

Material de educação permanente em acesso aberto

 

O movimento de disponibilização dos materiais faz parte do desenvolvimento de uma Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que vem sendo implantada na ENSP desde 2011. A ideia é que, aos poucos, os materiais de todos os cursos da EAD/ENSP sejam disponibilizados para acesso livre em seu repositório institucional. A inclusão é feita dentro dos critérios da referida política. Com a adoção dessas ações, a Escola está contribuindo para ampliar o acesso ao conhecimento por ela produzido, além de dar transparência aos investimentos e às ações realizadas e colaborar também para o controle social.

 

Os livros didáticos da SES e Funesa ainda pretendem ser capazes de despertar nos trabalhadores, por meio das propostas apresentadas, a militância em torno do Sistema Único de Saúde (SUS) e suas diretrizes. Espera-se também atingir, como consequência do uso do material didático, a qualificação dos profissionais, em um processo de ensino e aprendizagem que deverá envolver grandes coletivos.

 

Além da cooperação técnica, a ENSP deu apoio institucional para a produção deste material didático-pedagógico. Os pesquisadores do Departamento de Ciências Sociais da Escola, José Inácio Jardim Motta, e da Escola de Governo em Saúde da ENSP, Pablo Dias Fortes, foram consultores da coleção e contribuíram com orientação e intervenções ao longo da elaboração dos textos e do desenvolvimento da proposta pedagógica dos livros. 

 

Ao todo, a coleção é composta de oito livros. Reforma Sanitária e Gerencial do SUS no Estado de Sergipe - livro do aprendiz 1; Educação Permanente em Saúde no Estado de Sergipe - livro do aprendiz 2; Atenção hospitalar no Estado de Sergipe: saberes e tecnologias para implantação de uma política - livro do aprendiz 3Manual técnico operacional da Central SAMU 192 Sergipe - livro do aprendiz 4Atenção Básica no Estado de Sergipe - livro do aprendiz 5Vigilância epidemiológica no Estado de Sergipe: saberes e tecnologias para implantação de uma política - livro do aprendiz 6Atenção à Saúde Bucal no Estado de Sergipe - livro do aprendiz 7; e Atenção Psicossocial no Estado de Sergipe: saberes e tecnologias para implantação de uma política - livro do aprendiz 8



Material de educação permanente em acesso aberto

1 comentários
MARIA LEONOR SALES SANTOS
18/07/2012 12:15
Olá, Parabens pela iniciativa, espero que ocorra em outros Estados, até porque essas experiências são muito importante para consolidação do SUS, e com isso sermos multiplicadoras dessas ções, como também inserir as pessoas no processo. Educação Permanente é o aprender aprender. Precisamos sempre renovar e os bons exemplos devem sempre serem seguindos. Aqui em Salvador através da Secretaria Estadual de Saúde(Sesab), foi disponibilizado o Curso de Gestão em Educação Permanente, na Escola Estadual de Saúde Pública(essp), seria interessante essa troca de esperiência entre os Estados.