Busca do site
menu

Documento para construção de centro será entregue na ENSP

ícone facebook
Publicado em:13/07/2012

Na segunda-feira (16/07), às 13 horas, será realizada na ENSP a entrega do abaixo-assinado para a aprovação da construção e implementação de um Centro de Atenção Psicossocial em Álcool e Drogas (Capsad) no bairro de Manguinhos, no Rio de Janeiro. O encontro acontecerá no auditório internacional, no 4º andar da Escola, e é aberto aos interessados. As instâncias locais de gestão e participação do bairro, conselheiros, profissionais, pesquisadores e parceiros envolvidos entregarão o documento, que contém mais de três mil assinaturas, para o o sub-secretário de Promoção, Atenção e Vigilância da Saúde, Daniel Soranzs.


A petição pública foi organizada por todas essas instâncias e teve o apoio da ENSP. A Escola, sempre engajada com ações de melhoria da qualidade de vida da população local, apoiou o pleito e convocou toda a sua comunidade para assinar o documento, que pode ser acessado aqui. Manguinhos tem um dos mais baixos índices de desenvolvimento humano (IDH) do município e hoje vive um cenário epidemiológico de elevado consumo de substâncias psicoativas, especialmente álcool, cocaína e inalantes, como o crack. A importância dessa ação se baseia na urgente necessidade de dirimir as graves consequências sanitárias e sociais que atingem usuários e comunidade. 

 
O ponto norteador do pleito para a construção do Capsad foi a publicação do decreto nº 7.508, de 28 de junho de 2011, pelo governo federal, que regulamenta as leis nº 8.080, de 19 de setembro do mesmo ano, e nº 1.990, e dispõe sobre a organização do SUS. Nesse decreto, fica estabelecido que o acesso universal, igualitário e ordenado às ações e serviços de saúde se inicia pelas portas de entrada do SUS e se completa na rede regionalizada e hierarquizada, de acordo com a complexidade do serviço. 
 
Preconiza-se que a atenção primária em saúde (APS), além de porta de entrada principal, seja também ordenadora do acesso aos demais serviços e ações. Portanto, faz-se importante experimentar um modelo de integração de redes, cuja coordenação e efetiva porta de entrada se darão pela APS, especialmente em um território-escola como Manguinhos.

Seções Relacionadas:
Assistência

Nenhum comentário para: Documento para construção de centro será entregue na ENSP