Busca do site
menu

Edição de julho dos CSP disponível no Portal ENSP

ícone facebook
Publicado em:13/07/2012

Edição de julho dos CSP disponível no Portal ENSPJá está disponível no Portal ENSP o volume 28, número 7, da revista Cadernos de Saúde Pública, da ENSP. A publicação traz em seu editorial uma discussão sobre o risco cardiovascular na adolescência. Outros artigos da publicação tiveram a participação de pesquisadores da Escola e tratam de temas como a exposição ao agrotóxico e eventos adversos na gravidez; fatores associados ao sofrimento psíquico de policiais militares da cidade do Rio de Janeiro; e o uso de anti-hipertensivos e antidiabéticos por idosos em Minas Gerais. Outros artigos de pesquisa abordam temas como a avaliação da cobertura da atenção básica; a violência física entre parceiros íntimos; o consumo regular de frutas e hortaliças por estudantes universitários; e muitos outros. 

 
O artigo "Exposição a agrotóxicos e eventos adversos na gravidez no Sul do Brasil, 1996-2000", que contou com a participação do coordenador do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública e Meio Ambiente e pesquisador do Departamento de Epidemiologia e Métodos Quantitativos em Saúde da ENSP Sergio Koifman, ressalta que o Brasil é o primeiro mercado consumidor de agrotóxicos no mundo. As pesquisas desenvolvidas apontam que "achados sugerem a exposição intraútero a agrotóxicos como possível fator de risco para eventos adversos na gravidez, como parto prematuro e maturação inadequada".
 
Já o artigo Fatores associados ao sofrimento psíquico de policiais militares da cidade do Rio de Janeiro, Brasil, escrito pelos pesquisadores do Centro Latino-Americano de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli (Claves) Edinilsa Ramos de Souza, Juliana Guimarães e Silva e Thiago de Oliveira Pires e também pela coordenadora do Claves/ENSP, Maria Cecília de Souza Minayo, fala sobre a necessidade de intervenções que visem à promoção da saúde desses profissionais, sobretudo da sua saúde mental. A investigação, feita a partir de estudo transversal com 1.120 policiais, caracterizou seu perfil socioeconômico e demográfico, sua qualidade de vida, suas condições de saúde e de trabalho. 
 
Segundo o artigo, "os resultados indicaram associação entre sofrimento psíquico e fatores como capacidade de reagir a situações difíceis e grau de satisfação com a vida; problemas de saúde, sobretudo digestivos, nervosos, musculares e ósseos; e condições adversas de trabalho, como carga excessiva, constante exposição ao estresse e à vitimização".
 
O terceiro artigo dessa publicação com participação de pesquisadores da ENSP tem como tema o "Uso de anti-hipertensivos e antidiabéticos por idosos: inquérito em Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil". Os pesquisadores Carlos Henrique Klein e Suely Rozenfeld, ambos do Departamento de Epidemiologia e Métodos Quantitativos em Saúde da ENSP, participaram desse estudo. De acordo com o texto, "observou-se o uso de associações medicamentosas, medicamentos redundantes ou inadequados, o que indica a necessidade de seguimento de protocolos terapêuticos e maior atenção à saúde dos pacientes idosos".
 
Confira a íntegra do volume 28, número 7, da revista Cadernos de Saúde Pública, clicando aqui.
 
CSP
 
A revista Cadernos de Saúde Pública está presente em todas as bases de informação bibliográfica relevantes pertinentes à área de saúde coletiva. Há dois anos passou também a ter suas citações computadas pelo Journal Citation Reports (JCR), que compõe a ISI Web of Knowledge e tem como objetivo avaliar crítica e sistematicamente as revistas indexadas, com base em informações estatísticas geradas a partir de dados de citações feitas aos artigos publicados.
 

Seções Relacionadas:
Divulgação Científica

Nenhum comentário para: Edição de julho dos CSP disponível no Portal ENSP