Busca do site
menu

Cursos de inverno atraem alunos de 19 estados

ícone facebook
Publicado em:09/07/2012

Cursos de inverno atraem alunos de 19 estadosNesta segunda-feira (9/7), a ENSP iniciou a sétima edição do seminário David Capistrano da Costa Filho de Atualização em Saúde e Ambiente (Cursos de Inverno), promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública e Meio Ambiente (SPMA). Na abertura das atividades, o diretor da Escola, Antônio Ivo de Carvalho, e o coordenador do Programa de SPMA, Sergio Koifman, enalteceram a marca expressiva de 423 alunos inscritos, provenientes de 19 estados brasileiros, e o caráter inovador dos cursos, contemplados com o Prêmio Destaque ENSP 2011 na categoria Ensino. A sétima edição dos Cursos de Inverno oferecerá 19 cursos de curta duração, que ocorrem de 9 a 27 de julho, na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

 

A abertura da atividade também contou com a presença da vice-diretora de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico da ENSP, Margareth Portela, e a coordenadora adjunta de Saúde Pública e Meio Ambiente, Gina Torres Rego Monteiro. Em sua fala, o diretor Antônio Ivo de Carvalho destacou a boa avaliação do Programa de SPMA na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a grande procura dos alunos de fora do Rio de Janeiro (19% dos inscritos) pelos Cursos de Inverno.
 
“A vinda de vocês expressa um grande enriquecimento para a Escola, pois é uma oportunidade de conviver com diferentes experiências de vida, acadêmica, profissional. Somos uma instituição que vem se esforçando para estar mais aberta, livre, e que considera a produção científica um patrimônio da humanidade. Estamos caminhando para isso com a adesão ao Movimento Internacional de Acesso Aberto ao Conhecimento e a implantação da nossa Plataforma de Acesso Livre. Com essa iniciativa, acompanhamos uma tendência dos grandes centros do mundo, e os Cursos de Inverno seguem essa linha de universalizar o acesso e criar oportunidades em todo o país”, afirmou.
 
O coordenador do Programa de SPMA prestou homenagem ao médico sanitarista David Capistrano da Costa Filho, que dá nome aos cursos. Costa Filho esteve na linha de frente das discussões sobre a reforma sanitária e lutou pela formulação e implantação do SUS. Sobre a sétima edição dos Cursos de Inverno, Koifman ressaltou o bom andamento do programa de pós-graduação da ENSP e a consolidação do próprio seminário nas atividades da Escola. “Tivemos uma distribuição diversificada dos alunos, com participação de todas as regiões do país. A procura pode ser atribuída à visibilidade adquirida pelo Programa de Saúde Pública e Meio Ambiente e pelo próprio Seminário, que já se consolidou no calendário da ENSP. As pessoas que trabalham nessa área já esperam pelos cursos todos os anos. Em 2012, tivemos 658 pré-inscritos. A convocação foi realizada somente pela internet, com destaque para o Facebook da ENSP, cuja chamada foi a nota com mais alta taxa de acessos e compartilhamentos em abril.”
 
Cursos de inverno atraem alunos de 19 estados
 
Os 19 cursos oferecidos em 2012 são:
 
- Agrotóxicos e seus Impactos sobre a Saúde no Brasil
- Ambiente, Saúde e Doença: Aspectos Filosóficos
- Construção e Validação de Instrumentos de Coleta de Dados (Questionários) para Pesquisa em Saúde
- Contaminantes Químicos Ambientais em Águas de Abastecimento Públicos
- Exposições Ambientais e Distúrbios Neurocomportamentais na Infância
- Saúde do Trabalhador sob uma Perspectiva de Saúde Ambiental
- Ambiente, Saúde e Doenças: Aspectos Filosóficos
- Biologia Molecular Aplicada à Pesquisa Ambiental e ao Diagnóstico Clínico
- Estudos da Fauna para Avaliação da Saúde de Ecossistemas
- Efeitos de Exposições Ambientais no Ciclo de Vida
- Metodologias de Avaliação de Risco da Exposição Humana a Contaminantes Ambientais
- Organizar e Formatar Referências Bibliográficas Empregando o EndNote Web
- Vigilância Ambiental: Aplicação do Modelo da OMS (Força Motriz, Pressão, Estado/ Situação, Efeito e Ação) – Estudo de Casos 
- Direito Ambiental e Saúde
- Economia, Saúde e Ambiente
- Introdução à Química e Toxicologia Forense
- Metais no Ambiente e na Saúde Humana: Aspectos Toxicológicos e Avaliação de Exposição 
- Metodologia da Investigação: O Desenho do Projeto
- Saúde Ambiental Infantil
 
O seminário objetiva ampliar a troca de experiências e opiniões entre professores e estudantes, por meio da realização de 19 cursos de curta duração, envolvendo diversas temáticas relacionadas a questões de ambiente e saúde. Em 2011, o curso teve a participação de 291 alunos, de 12 estados do país. 
 
PUC: como chegar
 
Os Cursos de Inverno serão realizados na PUC-Rio (Rua Marquês de São Vicente, 225, Gávea). Para acesso via metrô, os alunos devem embarcar na Linha 1, sentido Ipanema/General Osório. O metrô disponibiliza ônibus integração para a Gávea nas estações de Botafogo e Ipanema/General Osório. Confira os itinerários aqui.
 
Para verificar as linhas de ônibus que passam pela Gávea, clique aqui.

Seções Relacionadas:
Ensino

Cursos de inverno atraem alunos de 19 estados

1 comentários
RAMIRO VELASQUEZ CABALLERO
13/07/2012 16:00
Cursos muy buenos, de alta calidad.Felicitacioes a Profesor Ivo y a Sergio por acompañar con entusiasmo este proyecto. Seria conveniente que los Paises de America Latina dentro de las politicas de desarrollo humano tengan encuenta la Escuela para realizar Alianzas, estrategicas, Parcerias, que nos lleven cerca del conocimiento con gente que esta dispuestam a difundir el conocimiento cientifico. Que deleite de conocimientos, en los cursos que realice en el 2010. Felicitaciones a la Escola Nacional de Saúde pública Sergio Aroca. por estos momentos claves del proceso historico de la salud pública en Brasil. Deseo muchos exitos a las turmas de los cursos de invierno actuales.Parabens. ABRAZOS Ramiro. Velásquez Caballero. Médico Sanitarista. Barranquilla-Colombia ramirovelasquezcaballero@yahoo.com