Busca do site
menu

Pesquisadores da ENSP entre os selecionados do Papes

ícone facebook
Publicado em:06/07/2012

Pesquisadores da ENSP entre os selecionados do PapesOs projetos de dez pesquisadores da ENSP foram selecionados nas modalidades A e B da sexta edição do Programa Estratégico de Apoio à Pesquisa em Saúde (Papes VI). Ao todo foram escolhidos 160 projetos, o que representa um investimento da Vice-Presidência de Pesquisa e Laboratórios de Referência da Fiocruz (VPPLR) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) de R$ 10,33 milhões. Os projetos selecionados alinham-se ao Plano Quadrienal 2011-2014 da Fiocruz. O site da VPPLR apresenta a lista completa dos aprovados.
 

Um total de 390 propostas participou da seleção, e a maioria dos projetos (70%) enquadrou-se na modalidade A (para pesquisador sênior, com valor total de R$ 100 mil em dois anos). Na ENSP, os pesquisadores contemplados nessa categoria foram Ernesto Caffarena, Sergio Koifman e Silvana Granado, do Departamento de Epidemiologia e Métodos Quantitativos em Saúde (DEMQS); Sandra Hacon, do Departamento de Endemias Samuel Pessoa (Densp); e Tatiana Wargas de Faria Baptista, do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde (Daps). 
 
A categoria Papes B destina-se a projetos conduzidos por pesquisadores doutores com menos de sete anos completos de titulação até a data do encerramento do edital. Nessa categoria, foram selecionados os projetos de Liliane Reis Teixeira, do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh); Marize Bastos da Cunha (Densp); Monica Malta, do Departamento de Ciências Sociais (DCS); e Rosália Maria de Oliveira e Telma Abdalla de Oliveira Cardoso, ambas do Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental (DSSAD) da ENSP.
 
O resultado final da seleção apresentou uma boa divisão entre os departamentos da Escola. Na opinião da vice-diretora de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da ENSP, Margareth Portela, a seleção representou uma mescla entre os pesquisadores novos e os mais experientes da Escola. “É sempre importante termos pesquisadores da instituição contemplados em iniciativas de financiamento como o Papes. Vale ressaltar que nessa sexta edição tivemos uma boa participação de novos pesquisadores, com seu primeiro financiamento para desenvolvimento de pesquisa. Essa renovação também é um processo importante para a Escola.”
 
Para todas as categorias, a duração do apoio é de dois anos. Por meio do financiamento, o Papes VI busca estimular a criatividade e originalidade científico-tecnológicas dos pesquisadores da Fiocruz, nos marcos das prioridades e da missão institucional.

Seções Relacionadas:
Editais Notícias da Fiocruz Pesquisa

Nenhum comentário para: Pesquisadores da ENSP entre os selecionados do Papes